Manutenção e Reparação

Manutenção da casa: descomplique esta tarefa!

De forma a evitar problemas inesperados e dores de cabeça, é importante habituar-se a fazer uma manutenção da casa regular. Não se preocupe, que não é uma tarefa difícil. Até porque criámos uma lista com todas as áreas que devem ser vigiadas frequentemente para garantir a segurança da sua família e do imóvel. 😊

Espreite a checklist abaixo e descubra que pequenos cuidados deve adotar de forma a evitar avarias, incêndios, curto circuitos, entupimentos ou outros danos graves.

Cuidados essenciais para uma manutenção da casa eficaz

Água e Canalização

Infiltrações, fugas de água e entupimentos. Três cenários bem capazes de transformar um bom dia num verdadeiro pesadelo, verdade? Para os evitar, é importante que faça uma inspeção frequente aos canos, sifãos, calhas, telhas, ralos e válvulas. Se vive numa moradia, não se esqueça do exterior da casa, principalmente após chuvas e ventos fortes.

Instalações Elétricas

Outros elementos que necessitam de uma manutenção cuidada são as instalações elétricas da casa. Sim, estar de olho na cablagem e componentes eletrónicos é meio caminho andando para evitar problemas elétricos e até mesmo incêndios. Se não sabe como fazer uma correta manutenção de instalações elétricas, contacte o seu fornecedor de energia e agende uma vistoria completa.

Ventilação e Humidade

Muitas vezes ignorada, a ventilação da casa é uma questão que deve ser bem vigiada, uma vez que é responsável pela circulação do ar que respiramos dentro de casa (num ambiente fechado). De facto, ao longo do tempo, estes aparelhos de ventilação mecânica estão sujeitos a avarias e acumulação de resíduos e sujidade, prejudiciais à nossa saúde.

Por outro lado, uma revisão da caixilharia (portas, janelas, marquises e outros) é importante para o seu conforto, uma vez que lhe pode garantir uma casa livre de humidade.

Jardim e Pátio

Passamos agora para o exterior. Sim, também o seu jardim, terraço ou pátio deve ser verificado frequentemente para uma eficaz manutenção da casa. Fazer uma limpeza ao espaço, cortar ervas daninhas, retirar folhas mortas, verificar o sistema de rega e remover possíveis pragas são alguns exemplos de práticas que deve executar durante todo o ano, de forma a garantir a segurança completa da casa e da sua família.

Limpeza profunda

Não há melhor forma de evitar dores de cabeça do que com uma limpeza profunda da sua moradia ou apartamento, pelo menos uma vez por ano. De facto, e ainda que faça uma limpeza diária ou semanal das diferentes divisões, há muitos aspetos que são esquecidos e que merecem uma atenção profissional.

Pense connosco: há quanto tempo não faz uma limpeza geral e aprofundada a todos os elementos da sua casa? Pois, provavelmente não se recorda. Da limpeza do exaustor, ao forno, frigorífico ou outros eletrodomésticos, sem esquecer a casa de banho, a despensa ou a varanda, está na hora de agendar um serviço de limpeza profunda.  Evite os problemas e viva uma vida mais pacífica e segura. 😊

%d bloggers like this: