Press "Enter" to skip to content

Porque devo fazer manutenção das instalações elétricas?

Wegho

Qualquer casa precisa de instalações elétricas. Precisa ainda que estas estejam bem feitas e que sejam mantidas corretamente, de acordo com a energia necessária por cada família. Por vezes, o que acontece é que facilitamos no orçamento e abdicamos de um melhor serviço de eletricista ou de fazer uma inspeção profissional de vez em quando. 

Existem claro algumas formas de prolongar o bom estado das instalações elétricas. Isolar a casa é uma delas, uma vez que protege as instalações da humidade e de outros fatores externos. Mas mesmo que a sua casa seja recente e bem isolada, queremos deixar aqui em evidência a importância desta manutenção elétrica preventiva. 

Com o tempo, com a humidade e com eventuais sobrecargas energéticas, as instalações elétricas podem-se deteriorar. Mas antes que apanhe um choque ao ligar um interruptor ou antes que a luz vá a baixo quando ligar o aquecedor num dia de Inverno, equacione realizar esta manutenção. Sendo assim, o que devemos ter em atenção?

Opte pela manutenção preventiva das instalações elétricas

Antes que surjam os problemas, ou que desconfie de algum defeito, o melhor mesmo é optar por uma manutenção preventiva, feita por eletricistas. Aqui seguem algumas vantagens desta abordagem:

  • Poupa energia, uma vez que funcionando corretamente, não existirão sobrecargas nas instalações elétricas, causando o seu funcionamento irregular;
  • Mais segurança, já que apenas através de uma manutenção correta é possível garantir que todos os componentes estão em bom estado, evitando qualquer acidente grave;
  • Aumento do tempo de vida útil dos eletrodomésticos, que deixam de ficar sujeitos a problemas nas instalações elétricas;

O que se verifica numa manutenção das instalações elétricas?

A possível existência de uma sobrecarga elétrica é das coisas mais importantes a verificar. O estado dos fios elétricos, dos interruptores e mesmo dos eletrodomésticos também precisam de ser inspecionados. Com o passar do tempo, estes componentes elétricos também podem “passar da validade” e estarem a prejudicar o seu consumo de energia. 

E já reparou que quando há uma falha elétrica em sua casa, o disjuntor do quadro elétrico cai? Este é um sistema de segurança para evitar acidentes graves e também serão verificados durante a manutenção das instalações elétricas. É crucial que seja um profissional a verificar os seus sistemas de segurança.

Atenção redobrada no Inverno

Em casa mais antigas, as instalações elétricas podem não estar preparadas para as sobrecargas durante o Inverno, quando por exemplo utilizamos aquecedores de resistência e máquinas de secar roupa.

Nestes casos, deve sem dúvida consultar um eletricista, para que este verifique a capacidade das instalações elétricas da sua casa e, caso necessário, proceda à melhoria das suas condições para que aguente uma maior carga. 

Vive num apartamento?

Se vive num apartamento, questione o responsável do condomínio se existe algum plano de manutenção das instalações elétricas ou com que frequência fazem uma revisão preventiva em todas os componentes.

Em prédios é muito importante que as instalações elétricas estejam preparadas para aguentar sempre com mais pessoas e equipamentos do que para aquilo que foi projetado. 

Precisa de um eletricista em casa?

Bastam alguns cliques e um eletricista da Wegho deslocar-se-à a sua casa para fazer a manutenção das suas instalações elétricas. Esta é daquelas coisas que deve sempre recorrer a um profissional, quer por razões de segurança, quer por ser um trabalho mais técnico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *