Humidade em casa? Saiba como remover e evitar
Quando tem humidade a mais em casa, ela pode resultar no surgimento de mofo nas paredes, nos armários e até na roupa. Ou pior, esta começa a estalar a tinta das paredes, a escurecê-las e podendo até mesmo danificar a sua própria estrutura.
Existem 3 formas comuns em que a humidade aparece em casa. É preciso saber identificá-las para poder atuar de acordo e evitar que ela volte a surgir em força.
Depois é necessário atuar sobre os subprodutos, como os mofos e a deterioração da pintura das paredes.
Primeiro, identifique a origem do probelma:
1. Humidade por infiltração
Em tetos com telhados mal isolados, em caves e garagens, a humidade tende a surgir por infiltração.Tinta a estalar, revestimentos a deteriorarem-se e paredes a escurecer são os resultados mais visíveis.
Quando o problema é infiltração, o melhor é pensar a longo prazo e melhor o isolamento da casa.
2. Humidade por condensação
O vapor de água do duche, da cozinha, do ferro de engomar e até da nossa respiração, quando acontece numa casa com má ventilação, pode resultar em humidade por condensação, com um dos resultados mais visíveis a serem as manchas de bolor. Este tipo de humidade é mais comum nos andares superiores de uma casa.
Nestes casos, melhorar a ventilação da casa é essencial. Abra mais as portas e as janelas e deixe também entrar mais luz. Em espaços pequenos, como no quarto, pode optar por usar um desumidificador ou bolas absorvedoras de humidade.
3. Humidade por capilaridade
Isto é muito comum no rés-do-chão, uma vez que ocorre com a subida da humidade do solo para dentro da casa. O resultado visível são paredes lascadas, sinais de salitre e revestimentos deteriorados.
Tenha em atenção que este tipo de problema é mais complexo, aconselhando-se que consulte um profissional para evitar danos na estrutura da casa.
Como remover a humidade das paredes?
Esta tarefa é bem mais fácil do que resolver os problemas que a causam. Recorrer a um handyman pode-lhe ser mais vantajoso, mas se quiser colocar mãos à obra para remover a humidade das paredes, siga as seguintes instruções.
Se esta é visível e no máximo resultou apenas em mofo, coloque umas luvas e uma proteção respiratória e:
- Utilize lixívia para limpar o local com uma escova ou um pano;
- Deixe secar e areje bem o local.
Se começou a estalar a pintura:
- Repita o procedimento acima;
- Lixe a parede, retirando toda a tinta danificada e no espaço à volta;
- Aplique um produto impermeabilizante e deixe secar;
- Pinte agora por cima e verifique se é necessário mudar algum revestimento, como por exemplo, os rodapés.
Qual a melhor forma para evitar excesso de humidade?
Um bom isolamento térmico e uma ventilação adequada são essenciais para evitar a acumulação de humidade dentro de casa. Seja nas divisões abaixo do nível do solo, seja no telhado.
Dependendo do grau do problema que tem em casa, pode ser aconselhável recorrer a um profissional. Um handyman pode ajudá-lo a resolver o assunto, mas caso precise de alguma intervenção mais a fundo, uma pequena obra aí em casa deve acabar de vez com a humidade.