Press "Enter" to skip to content

Humidade em casa? Saiba como remover e evitar

Wegho

Quando tem humidade a mais em casa, ela pode resultar no surgimento de mofo nas paredes, nos armários e até na roupa. Ou pior, esta começa a estalar a tinta das paredes, a escurecê-las e podendo até mesmo danificar a sua própria estrutura.

Existem 3 formas comuns em que a humidade aparece em casa. É preciso saber identificá-las para poder atuar de acordo e evitar que ela volte a surgir em força.

Depois é necessário atuar sobre os subprodutos, como os mofos e a deterioração da pintura das paredes.

Primeiro, identifique a origem do probelma:

1. Humidade por infiltração

Em tetos com telhados mal isolados, em caves e garagens, a humidade tende a surgir por infiltração.Tinta a estalar, revestimentos a deteriorarem-se e paredes a escurecer são os resultados mais visíveis.

Quando o problema é infiltração, o melhor é pensar a longo prazo e melhor o isolamento da casa.

2. Humidade por condensação

O vapor de água do duche, da cozinha, do ferro de engomar e até da nossa respiração, quando acontece numa casa com má ventilação, pode resultar em humidade por condensação, com um dos resultados mais visíveis a serem as manchas de bolor. Este tipo de humidade é mais comum nos andares superiores de uma casa.

Nestes casos, melhorar a ventilação da casa é essencial. Abra mais as portas e as janelas e deixe também entrar mais luz. Em espaços pequenos, como no quarto, pode optar por usar um desumidificador ou bolas absorvedoras de humidade.

3. Humidade por capilaridade

Isto é muito comum no rés-do-chão, uma vez que ocorre com a subida da humidade do solo para dentro da casa. O resultado visível são paredes lascadas, sinais de salitre e revestimentos deteriorados.

Tenha em atenção que este tipo de problema é mais complexo, aconselhando-se que consulte um profissional para evitar danos na estrutura da casa.

Como remover a humidade das paredes?

Esta tarefa é bem mais fácil do que resolver os problemas que a causam. Recorrer a um handyman pode-lhe ser mais vantajoso, mas se quiser colocar mãos à obra para remover a humidade das paredes, siga as seguintes instruções.

Se esta é visível e no máximo resultou apenas em mofo, coloque umas luvas e uma proteção respiratória e:

  1. Utilize lixívia para limpar o local com uma escova ou um pano;
  2. Deixe secar e areje bem o local.

Se começou a estalar a pintura:

  1. Repita o procedimento acima;
  2. Lixe a parede, retirando toda a tinta danificada e no espaço à volta;
  3. Aplique um produto impermeabilizante e deixe secar;
  4. Pinte agora por cima e verifique se é necessário mudar algum revestimento, como por exemplo, os rodapés.

Qual a melhor forma para evitar excesso de humidade?

Um bom isolamento térmico e uma ventilação adequada são essenciais para evitar a acumulação de humidade dentro de casa. Seja nas divisões abaixo do nível do solo, seja no telhado.

Dependendo do grau do problema que tem em casa, pode ser aconselhável recorrer a um profissional. Um handyman pode ajudá-lo a resolver o assunto, mas caso precise de alguma intervenção mais a fundo, uma pequena obra aí em casa deve acabar de vez com a humidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *