Press "Enter" to skip to content

6 cuidados que deve ter com o seu forno

Wegho

Todos temos um forno em casa, principalmente para usarmos naqueles assados deliciosos ao domingo. Se não há nada como um bom assado no forno a lenha, a verdade é que a maior parte de nós tem ou um forno elétrico, ou um a gás. E estes exigem uma manutenção e limpeza mais cuidadas. 

Já lhe aconteceu o forno deixar de funcionar ou ficar com mau aspeto, como se tudo estivesse velho e queimado lá dentro? É para evitar chegar a este ponto que preparamos este artigo para si. 

Se já faz assados de deixar todos de boca aberta, tenha o forno aí de casa também sempre impecável. 

Dicas para manter o forno sempre impecável

1. Após cada utilização 

Cada vez que cozinhe, deixe o forno arrefecer um pouco e passe uma espátula pelo seu interior. Assim consegue recolher e retirar do equipamento qualquer resíduo que tenha ficado no seu interior. 

2. As grelhas do forno merecem a sua atenção

Quando utilizar a grelha do forno para cozinhar, coloque por baixo um tabuleiro, papel vegetal ou uma folha de alumínio. Qualquer gordura ou resíduo que caia, acabará por ficar em cima do papel ou tabuleiro, poupando-lhe muito tempo e trabalho.

3. Faça uma limpeza regular

Faça da limpeza do forno um hábito semanal. Cada vez que faz a limpeza, coloque os tabuleiros na pia em água morna ou quente, com um pouco de detergente. Pode aprender mais sobre a limpeza dos tabuleiros aqui.  

Com uma limpeza regular, evite a acumulação de sujidade e gorduras e acima de tudo, evita limpezas mais agressivas.

Para uma limpeza regular do forno, utilize um tira-gorduras ou uma solução de metade vinagre, metade água. 

4. E limpezas mais profundas

De vez em quando, faça uma limpeza mais rigorosa. Vai ajudar a trazer aquela sensação de forno novo.

A nossa receita secreta é a seguinte: num recipiente faça uma pasta de bicarbonato de sódio e água (para cada litro de água, deite 4 ou 5 colheres de sopa de bicarbonato). Aplique esta pasta nas paredes interiores do forno e com uma esponja, espalhe bem. Deixe atuar cerca de 1 hora e depois remova tudo com um pano ou esponja húmida. 

5. Use materiais de limpeza adequados

Quando faz uma limpeza mais rigorosa, é sinal que deixou acumular alguns resíduos e gordura. Aí poderá ter a tentação de utilizar uma faca ou outra lâmina afiada para os remover. Não o faça! Este tipo de lâminas danifica o equipamento. Sempre que houver resíduos incrustados no forno, utilize um raspador apropriado ou uma espátula. 

6. Quão bem conhece o seu forno?

Já leu o manual de instruções? Aqui pode encontrar informações tais como os detergentes mais adequados e descobrir até se o seu equipamento tem a opção de autolimpeza. 

Caso o seu forno tenha esta última opção, aprenda como utilizá-la. A autolimpeza dos fornos elétricos funciona através da carbonização dos resíduos e gorduras do seu interior. 

A única coisa que tem de fazer é ativar, aguardar e depois remover as cinzas. Pode sempre acabar no fim por passar um pano húmido, com uma mistura de metade vinagre, metade água. 

Para cada tipo de problema, a Wegho tem uma solução

Seja a sujidade do exaustor, seja o mau cheiro do micro-ondas, não há nada que passe à experiência das profissionais de limpeza doméstica da Wegho.

Se a sua cozinha precisa de uma limpeza a fundo, peça já o seu orçamento aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *