Press "Enter" to skip to content

Chão escorregadio: o que fazer?

Wegho

Há poucas coisas tão perigosas em casa como ter o chão escorregadio. Se vive com crianças ou idosos, é ainda mais imperativo prevenir qualquer problema que possa surgir daqui. 

A cozinha e a casa de banho são os locais da casa onde mais se encontra o chão escorregadio. Há mais água nestas divisões e na cozinha, ainda por cima, existe a presença de gorduras que utilizamos na alimentação. 

Nas casas portuguesas, o pavimento mais comum nestas divisões é a tijoleira. E é sobre este tipo de pavimento que concentramos o artigo. Temos quatro dicas para aprender a lidar com o chão escorregadio aí em casa e ainda um extra sobre soalhos em madeira. 

1. Limpe o chão da cozinha frequentemente 

Cada vez que cozinhe, acabe por limpar também o chão. Primeiro com uma esfregona demolhada num líquido próprio para o tipo de chão que tem. E depois, passando uma esfregona seca pelo chão.

Assim, elimina as gorduras e sujidade do pavimento e ajuda-o a secar mais rápido, evitando o perigo do chão escorregadio.

2. Se molhou o chão, mesmo que um pouco, seque-o de imediato.

Imaginemos que está na cozinha e deixa cair um pouco de água ao chão. Esta água vai-se misturar com a sujidade no pavimento e tornar tudo um pouco mais pegajoso. O mesmo pode acontecer na casa de banho. Aqui o ideal a fazer, é limpar de imediato, recorrendo a um guardanapo ou outro papel descartável.

3. Utilize tapetes antiderrapantes

Lava a loiça à mão? Então, onde fica normalmente em pé a lavá-la, coloque um tapete antiderrapante. O mesmo na casa de banho, logo à saída do chuveiro ou da banheira. Estes tapetes são de borracha e esburacados ou com ventosas, de forma a terem tração no chão.

4. Aplique um produto antiderrapante na tijoleira

Existem produtos químicos próprios para tratar o chão escorregadio. São os antiderrapantes. Pode encontrá-los à venda, por exemplo, em lojas de bricolage. Estes produtos antiderrapantes criam uma membrana de proteção entre o pavimento e os líquidos que caem sobre ele, evitando assim que o chão se torne escorregadio.

A aplicação destes produtos é fácil, no entanto cada tipo de pavimento tem um tratamento diferente. Aconselhe-se com um profissional na loja antes de o comprar. 

Um dica extra: Acabe com o chão escorregadio em soalhos de madeira

Não é comum um soalho de madeira ficar escorregadio. E se tal acontece, é por norma devido à presença de água, o que se resolve facilmente.

Noutros casos, o chão escorregadio neste tipo de piso, acontece após a aplicação de algum tipo de cera ou verniz. 

Para remover excessos de cera ou verniz, faça o seguinte:

  1. Num recipiente coloque 1 medida de vinagre branco para 2 de água;
  2. Esfregue o soalho com esta solução de forma a remover os excessos de cera/verniz;
  3. Aguarde um pouco;
  4. Passe um pano ou esfregona seca para secar o local e remover o excesso de líquido.

Nunca mais ouça falar de chão escorregadio

Às vezes o chão fica escorregadio porque não temos tempo para o limpar com frequência ou porque não conseguimos limpá-lo da forma mais correta. Nestes casos, conte com as profissionais do serviço de limpeza doméstica da Wegho. 

Peça já o seu orçamento grátis e nunca mais ouvirá falar de chão escorregadio em sua casa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *