
Chão escorregadio: o que fazer?
Há poucas coisas tão perigosas em casa como ter o chão escorregadio. Se vive com crianças ou idosos, é ainda mais imperativo prevenir qualquer problema que possa surgir daqui.
A cozinha e a casa de banho são os locais da casa onde mais se encontra o chão escorregadio. Há mais água nestas divisões e na cozinha, ainda por cima, existe a presença de gorduras que utilizamos na alimentação.
Nas casas portuguesas, o pavimento mais comum nestas divisões é a tijoleira. E é sobre este tipo de pavimento que concentramos o artigo. Temos quatro dicas para aprender a lidar com o chão escorregadio aí em casa e ainda um extra sobre soalhos em madeira.
1. Limpe o chão da cozinha frequentemente
Cada vez que cozinhe, acabe por limpar também o chão. Primeiro com uma esfregona demolhada num líquido próprio para o tipo de chão que tem. E depois, passando uma esfregona seca pelo chão.
Assim, elimina as gorduras e sujidade do pavimento e ajuda-o a secar mais rápido, evitando o perigo do chão escorregadio.
2. Se molhou o chão, mesmo que um pouco, seque-o de imediato.
Imaginemos que está na cozinha e deixa cair um pouco de água ao chão. Esta água vai-se misturar com a sujidade no pavimento e tornar tudo um pouco mais pegajoso. O mesmo pode acontecer na casa de banho. Aqui o ideal a fazer, é limpar de imediato, recorrendo a um guardanapo ou outro papel descartável.
3. Utilize tapetes antiderrapantes
Lava a loiça à mão? Então, onde fica normalmente em pé a lavá-la, coloque um tapete antiderrapante. O mesmo na casa de banho, logo à saída do chuveiro ou da banheira. Estes tapetes são de borracha e esburacados ou com ventosas, de forma a terem tração no chão.
4. Aplique um produto antiderrapante na tijoleira
Existem produtos químicos próprios para tratar o chão escorregadio. São os antiderrapantes. Pode encontrá-los à venda, por exemplo, em lojas de bricolage. Estes produtos antiderrapantes criam uma membrana de proteção entre o pavimento e os líquidos que caem sobre ele, evitando assim que o chão se torne escorregadio.
A aplicação destes produtos é fácil, no entanto cada tipo de pavimento tem um tratamento diferente. Aconselhe-se com um profissional na loja antes de o comprar.
Um dica extra: Acabe com o chão escorregadio em soalhos de madeira
Não é comum um soalho de madeira ficar escorregadio. E se tal acontece, é por norma devido à presença de água, o que se resolve facilmente.
Noutros casos, o chão escorregadio neste tipo de piso, acontece após a aplicação de algum tipo de cera ou verniz.
Para remover excessos de cera ou verniz, faça o seguinte:
- Num recipiente coloque 1 medida de vinagre branco para 2 de água;
- Esfregue o soalho com esta solução de forma a remover os excessos de cera/verniz;
- Aguarde um pouco;
- Passe um pano ou esfregona seca para secar o local e remover o excesso de líquido.
Nunca mais ouça falar de chão escorregadio
Às vezes o chão fica escorregadio porque não temos tempo para o limpar com frequência ou porque não conseguimos limpá-lo da forma mais correta. Nestes casos, conte com as profissionais do serviço de limpeza doméstica da Wegho.
Peça já o seu orçamento grátis e nunca mais ouvirá falar de chão escorregadio em sua casa!

