Pavimentos: quais os melhores e como tratar?
Existem pavimentos para todos os gostos, desde vinil a tijoleira, passando pelos pavimentos de cerâmica a imitar madeira ou os laminados, e, como tal, os cuidados também diferem entre eles. No artigo de hoje vamos ajudá-lo a perceber que tipos de pavimentos são melhores para sua casa e como deve tratá-los.
Quais são os melhores pavimentos para minha casa?
Os pavimentos representam mais de 30% da área de uma habitação e são usados todos os dias, a toda a hora. Deste modo, é importante escolher os melhores tipos de pisos em termos de conforto, durabilidade e qualidade e saber como tratá-los adequadamente.
1. Pavimentos de Madeira
Os pavimentos de madeira são uma das opções mais acertadas para todas as circunstâncias pois possuem características antialérgicas, são de fácil limpeza e manutenção, são bons isolantes térmicos e acústicos e proporcionam um ótimo conforto a qualquer divisão.
Este tipo de chão existe em diversos formatos, cores, feitios e texturas, pelo que consegue encontrar facilmente uma opção que o agrade.
Como tratar diariamente?
Os pavimentos de madeira são muito simples de tratar no seu dia a dia. Para varrer, o mais indicado é utilizar vassouras de cerdas macias ou um aspirador, caso queira agilizar a limpeza. Depois de varrer ou aspirar, passe um pano humedecido em água com desinfetante próprio diluído, para remover todas as bactérias e germes. No final, utilize outro pano macio e seco para retirar toda a humidade, uma vez que esta acaba por estragar a madeira a longo prazo.
2. Chão flutuante
Os pavimentos flutuantes inserem-se na categoria de pavimentos laminados. Existem em diversos formatos, cores e acabamentos, pelo que a escolha passa mesmo pelo gosto próprio e pela divisão onde será aplicado. Se optar por colocar em toda a casa, incluindo cozinha e casas de banho, deverá apostar em pavimentos flutuantes resistentes à água. O pavimento comercial geral, por exemplo, é ideal para zonas da casa com bastante passagem pois apresentam ter uma boa qualidade e resistência.
Como tratar diariamente?
Os pavimentos flutuantes são muito fáceis de limpar, contudo deve ter alguns cuidados para não os desgastar. Para os limpar, basta passar o aspirador para remover a sujidade superficial e pós e, depois, é só limpar o chão com uma esfregona ou uma franja humedecida em água e detergente (suave e não abrasivo). Para prevenir o desgaste deste tipo de piso, coloque proteções nas cadeiras, mesas e outros móveis e utilize tapetes nas zonas com mais passagem.
3. Pavimentos em vinil
Os pavimentos em vinil são muito práticos e fáceis de aplicar, económicos e ainda conferem uma aparência contemporânea a qualquer habitação. Por estas e outras razões, é um dos pavimentos mais utilizados pelos portugueses nas suas casas!
Devido à sua grande resistência, impermeabilização e conforto que proporciona em simultâneo, o chão em vinil pode ser aplicado em qualquer divisão da casa, seja nos quartos ou na casa de banho – os últimos pavimentos em vinil são 100% à prova de água.
Como tratar diariamente?
Tratar de pisos em vinil é muito mais simples do que parece! Basta varrer ou aspirar e passar uma esfregona húmida. Apenas não pode limpar a vapor ou utilizar produtos à base de óleo ou cera, para evitar tornar o piso escorregadio e o risco de quedas.
4. Pisos em tijoleira
As tijoleiras são pavimentos mais tradicionais e muito utilizados nas cozinhas e casas de banho portuguesas, especialmente nas habitações mais antigas. Isto acontece porque estes tipo de piso é muito resistente e duradouro, daí ser utilizado em divisões como as mencionadas, espaços da casa que necessitam de pavimentos mais robustos. Para além disso, são fáceis de substituir e são resistentes à humidade, calor e grande parte dos químicos domésticos.
Em casas com pouco isolamento térmico e que ficam muito frias no inverno, esta pode não ser a melhor opção para utilizar nos quartos e na sala, por exemplo. Não proporcionará o conforto que tanto procura.
Como tratar diariamente?
O melhor dos pavimentos de tijoleira é a facilidade de manutenção. Mesmo nos dias mais corridos, basta passar a esfregona humedecida em água e detergente e o chão fica impecável.
À procura de ajuda para colocar e fazer a manutenção do seu chão?
Se bricolage e pequenas obras não são a sua praia, a Wegho pode ser a ajuda que procura! Com um serviço personalizado e atento às necessidades dos clientes, com a Wegho fazer pequenas obras e remodelações, como alterar os pavimentos de sua casa, é muito simples. Basta preencher este formulário para obter um orçamento e, depois de aprovado, uma equipa de profissionais certificados e experientes tratarão de tudo.
No fim, pode ainda recorrer aos serviços de limpeza pós-obra para dar o acabamento final que procura à sua casa.
Um comentário
Pingback: