Press "Enter" to skip to content

Gestão de tarefas: divida as tarefas domésticas por todos

Wegho

Todos tentam fugir às tarefas domésticas, mas a participação de cada um é importante para o bom funcionamento do lar. Se todos contribuírem com apenas uma tarefa, por exemplo, a casa fica sempre organizada e, na hora de arrumar e limpar, acaba por ser tudo feito mais rapidamente e sem grandes complicações. No artigo de hoje, saiba como melhorar a gestão de tarefas em sua casa com a ajuda da Wegho.

Importância da gestão de tarefas domésticas

Através da delegação de tarefas domésticas, consegue atribuir responsabilidades e incutir um sentimento de cooperação e organização em todos os membros da sua família, incluindo as crianças. É uma ótima forma de levar os mais pequenos a participar nas tarefas domésticas, juntamente com os adultos, e a fazê-los perceber desde cedo que todos devem colaborar na gestão de tarefas.

De forma a evitar ter a casa sempre desarrumada e de ter necessidade de organizar e limpar tudo diariamente, através de uma correta distribuição e gestão de tarefas domésticas consegue fazer uma gestão mais efetiva de tudo aquilo que é necessário realizar em casa.

Deste modo, não necessita de dispensar várias horas do seu dia para organizar e limpar a casa, tendo mais tempo para aproveitar com a família, consegue acompanhar muito mais facilmente as tarefas por cumprir sem deixá-las acumular, diminui as discussões sobre quem fica responsável por cada tarefa ou sobre quem não ajuda nas tarefas domésticas, entre outros.

Como adotar uma gestão de tarefas eficaz?

1. Faça uma lista com todas as tarefas domésticas

Liste todas as atividades que necessitam ser feitas em casa, desde limpar o chão até aparar a relva do jardim. Divida-as por tarefas diárias, semanais, mensais e até aquelas que faz com pouca frequência. Só assim vai conseguir fazer uma gestão de tarefas mais pormenorizada e eficaz.

À frente de cada tarefa, escreva o que é necessário fazer para que essa tarefa seja cumprida e qual o grau de dificuldade da mesma. Assim, vai conseguir segmentar desde logo quais as tarefas que podem ser executadas por crianças ou por adultos obrigatoriamente.

Atente nos exemplos seguinte:

  • Tarefa 1: recolher as roupas sujas e as roupas lavadas
    Descrição: colocar todas as roupas sujas espalhadas pela casa no cesto da roupa para lavar. Retirar as roupas secas do estendal e colocá-las no cesto para dar a ferro
    Grau de Dificuldade: fácil
  • Tarefa 2: engomar
    Descrição: engomar a roupa que se encontra no cesto para dar a ferro.
    Grau de Dificuldade: difícil

A primeira tarefa exemplificada pode ser realizada por crianças pois apresenta um grau de dificuldade muito reduzido, desde que consigam distinguir e separar roupa suja de roupa limpa. Já a segunda tarefa tem de ser obrigatoriamente realizada por um adulto, uma vez que é uma atividade que recorre a um ferro de engomar, representando uma situação de perigo para qualquer criança.

2. Delegue as tarefas domésticas

Com a lista de tarefas pronta, chegou o momento de distribuir as responsabilidades pelos membros da família. Este é um dos pontos mais importantes na gestão de tarefas.

Comece por observar as tarefas segundo o grau de dificuldade de cada uma e atribua as tarefas mais simples aos mais pequenos e as mais difíceis aos adultos.

Garanta que ninguém fica demasiado sobrecarregado, comparado com o resto da família, e que as tarefas que ninguém gosta de fazer, são realizadas em grupo para ser mais conveniente para todos.

Defina igualmente o que é prioritário e o período de tempo que devem dedicar a cada tarefa, para a mesma não se prolongar por muitas horas.

Para uma gestão de tarefas mais eficaz e para uma visualização mais simples e prática de todas as tarefas, utilize o nosso calendário de limpeza.

Faça já o download gratuito do calendário de limpeza da Wegho

3. Aproveite as tarefas para se divertirem em família

Uma gestão de tarefas domésticas só é eficiente se todos os membros interiorizarem que a colaboração de todas é importante para uma vida mais tranquila e organizada dentro de casa.

Explique, especialmente aos mais novos, que as tarefas não têm de ser aborrecidas nem uma mera obrigação para os castigar. Torne estes momentos divertidos, aproveite para brincar, cantar e dançar.

Assim, nem darão pelo tempo passar. E quando repararem, já as tarefas foram concluídas. Isto é o mais importante na gestão de tarefas domésticas.

A Wegho ajuda-o a simplificar a sua gestão de tarefas!

As tarefas para as quais já não consegue arranjar tempo ou aquelas que exigem a ajuda de profissionais especializados, deixe com a Wegho.

Desde limpeza doméstica ou limpeza pós-obras, a jardinagem ou eletricista, a equipa de profissionais da Wegho pode fazer todos esses trabalhos por si. Assim, conseguirá libertar grande parte do seu tempo para estar com a sua família, para descansar ou para trabalhar em projetos pessoais ou profissionais que há tanto queria fazer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *