É hora de renovar as escadas: inspire-se!
Manutenção e Reparação

Renovar escadas? Se está na hora, então inspire-se!

Para além da sua funcionalidade, as escadas são uma das partes da casa com maior impacto visual. Porém, por também serem uma das zonas de acesso com mais uso, é normal que apresentem um desgaste mais acelerado.

Assim, se chegou a altura de renovar as escadas, quer seja apenas por motivos estéticos, quer seja pela danificação que estão a apresentar, este artigo é para si.

Aqui exploramos primeiro algumas ideias para decorar, melhorar e reaproveitar as escadas interiores. Passamos depois para a renovação de escadas exteriores, acabando por voltar para o interior. No último ponto, analisamos um processo mais técnico para renovar as escadas com eficiência.

Está pronto? Tome em consideração estes 5 pontos na altura de renovar as escadas.

1. Utilize o espaço por baixo das escadas 

Já que vai dar um novo look e renovar as escadas, aproveite também para reaproveitar o espaço envolvente, principalmente o espaço por baixo das mesmas. Se possível, utilize esta zona para criar um espaço de arrumos apelativo. Faça deste espaço a sua zona de colecionáveis musicais ou a sua biblioteca pessoal. Irá dar um novo colorido à zona das escadas e torna o seu espaço mais funcional e apelativo. 

2. Pinte as escadas e o corrimão

Renovações sem pinturas não são renovações a sério. Quando o assunto é renovar as escadas, a cor que melhor fica é o branco.

Escadas em branco trazem outra classe e harmonia para dentro de casa. Se as paredes interiores são brancas, então irá tudo ficar a combinar. No entanto, caso não queira pintar na totalidade as escadas, pinte apenas o corrimão e já ficará com outra alma. 

Seguem aqui duas combinações de cores para utilizar na altura de renovar as escadas:

  • degraus em madeira e corrimão branco, ou ao contrário;
  • degraus brancos e corrimão em azul ou noutra cor que combine com a sua decoração

3. O minimalismo nas escadas

Se está numa fase minimalista e a renovar tudo para linhas mais simples e claras, as escadas também podem seguir este estilo. A nossa sugestão é a seguinte: pinte os degraus completamente de branco ou em cinzento grafite. Em vez do habitual corrimão, coloque um vidro a fazer de divisão e suporte. As escadas ficam minimalistas, com um aspeto claro e apelativo. 

4. Vai renovar as escadas exteriores?

Se sim, a nossa sugestão, uma vez que estamos em Portugal é utilizar um estilo mais tradicional e mediterrânico. Aplique azulejos nos degraus e pinte a área circundante às escadas, como os corrimões e paredes, em branco. 

Outro estilo tradicional, e que pode recuperar para as suas escadas exteriores, são os corrimões em ferro que, por norma, detém uma imagem de primor e requinte de forma apelativa. 

5. E se precisar de uma renovação aprofundada?

Com o tempo é normal que a escadaria interior, principalmente se for em madeira, se desgaste. Surgem riscos, alguns buracos ou fendas e o verniz vai perdendo o brilho e cor. Aqui já estamos, portanto, a falar de uma renovação das escadas mais detalhada. 

Nestes casos deve seguir o seguinte processo:

  1. Alise cada degrau das escadas com uma lixa grossa, começando do topo para baixo. Não se esqueça dos cantos. É aconselhável o uso de uma lixadeira.
  2. Aspire as escadas e remova todo o pó e sujidade.
  3. Repita o passo 1, mas agora com uma lixa mais fina. Volte a aspirar a escadaria. 
  4. Com uma escova de acabamento, aplique o verniz no degrau de cima da escada. Deixe-o descansar por um minuto e limpe os excessos de verniz com um pano. 
  5. Coloque fita cola no degrau logo abaixo deste. Faça isto degrau sim, degrau não. O objetivo é manter a escada funcional, enquanto vai colocando o verniz nos degraus que não ficam marcados com fita-cola. 
  6. Agora aplique o verniz em todos os degraus sem fita-cola. Deixe secar durante a noite. 
  7. No dia seguinte aplique o verniz nos degraus com fita-cola (claro, não se esqueça de retirar a fita-cola primeiro). Deixe também secar durante a noite.
  8. Agora é altura de aplicar o polimento de poliuretano. Esfregue-o no degrau de cima com um tecido fino e uniforme, seguindo a direção dos “veios” da madeira. Repita este processo degrau sim, degrau não. Deixe secar durante a noite e no dia seguinte, esfregue os degraus que faltam. 
  9. Utilize uma lixa extrafina e sem aplicar muita força, vá lixando levemente a escadaria. O objetivo é apenas retirar o excesso de brilho. Limpe o pó e passe depois uma segunda camada de lustrador. 

Precisa de um profissional para renovar as escadas?

O serviço Handyman da Wegho conta com profissionais experientes e especializados. Independentemente do tipo de escadaria, do material e do seu objetivo, ficará com um serviço bem feito. Saiba mais sobre as vantagens deste serviço aqui. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: