Dicas da Wegho,  Dicas de Limpeza

Como cuidar e lavar roupa de bebé: 4 regras de ouro

Se é mãe, ou está para ser, então sabe que cuidar e lavar roupa de bebé é uma das tarefas mais importantes no que toca aos cuidados dos pequeninos aí de casa. Se é irmã, tia, prima ou amiga de um bebé, então estas dicas também são para si.  Sim, ninguém fica indiferente aos cuidados a ter com recém-nascidos ou bebés nos primeiros meses de vida. 👶🧸

A verdade é que a roupa de bebé deve ser inspecionada frequentemente, de forma a que as fibras danificadas não criem irritações ou alergias nas suas peles tão sensíveis (e cheirosas!). Para além disso, é importante que verifique botões e molas, de forma a garantir que estão bem presos e seguros, para que não haja acidentes.

Mas seguimos para as dicas de como cuidar e lavar roupa de bebé. Sabemos que está ansioso por saber tudo o que a Wegho tem para lhe recomendar neste artigo tão especial.

Descubra como cuidar e lavar roupa de bebé

1 – Lavar a roupa antes de usar

Sempre! Esta é a regra mãe. Toda a roupa de bebé deve ser lavada antes de utilizada, de forma a remover sujidade residual das fábricas e das lojas. Claro que está que todas as restantes peças do enxoval também devem ser submetidas a esta regra – lençóis, fraldas, toalhas, panos e cobertores. Lembre-se: ainda que pareçam limpas, todas estas peças passaram por inúmeros processos, mãos e pessoas para estarem agora em sua casa.

Nota: evite programas a temperatura superiores a 30ºC, de forma a não desgastar as fibras das roupas. Caso a sua máquina de lavar tenha o programa para roupa de bebé (mais delicado), esta é a opção certa!

2 – Usar detergentes adequados

Sim, esta é outra regra de ouro. Opte por produtos desenvolvidos especificamente para a lavagem de roupa de bebés, e que seja o mais natural possível, sem químicos prejudiciais à saúde do seu bebé. Desta forma, conseguirá um detergente adequado à pele do bebé, com um efeito hipoalergénico.

Dicas bónus: nunca utilize amaciadores! Normalmente, os amaciadores que utilizamos na nossa roupa (de adulto) contêm corantes e fragância que podem irritar a pele do bebé.

3 – Lave as roupas do bebé em separado

Certamente que já ouviu isto do pediatra do seu pequenino. Se ainda não aconteceu, a Wegho traz-lhe a dica: durante os primeiros meses de vida do bebé, as roupas deste devem ser lavadas separadamente das peças dos restantes elementos da família.

Isto porque o sistema imunitário dos bebés é bastante vulnerável e, no seu 1º ano de vida, ainda houve pouco contacto com a flora microbiana dos pais. A lavagem em separado garante uma maior segurança.

4 – Secar muito bem as peças

Depois de seguir os passos acima, é hora de secar a roupa do bebé. Muitos pediatras e especialistas em puericultura recomendam que estas peças sejam postas a secar ao sol, numa corda ou estendal no exterior. Aqui, o Sol funciona como um desinfetante natural – os raios UV são capazes de reduzir a quantidade de bactérias que insistem em ficar na roupa.

Caso prefira, pode sempre utilizar uma máquina de secar a roupa para garantir o mesmo efeito. Ainda assim, leia as etiquetas das roupas para garantir uma temperatura adequada.


Como sabe, a pele dos bebés é muito sensível e, especialmente nos primeiros anos de vida, tem pouca imunidade e maior apetência para alergias e irritações. Por isso mesmo, para garantir os melhores cuidados de hidratação e higiene, é fulcral saber como cuidar e lavar roupa de bebé eficazmente.

E então, já se sente mais preparada para esta missão? 😊🍼🧼

%d bloggers like this: