Manutenção e Reparação

Dicas para desentupir canos e como evitar o entupimento

Canos entupidos. Este é um dos assuntos que mais dores de cabeça traz quando o assunto é a lida da casa, verdade? Quer seja por cabelos, restos de comida ou outras substâncias, é certo que já precisou de dicas para desentupir canos em casa, em momentos de grande urgência. Mas não se preocupe. Antes de chamar uma empresa especializada, a Wegho dá-lhe dicas práticas para resolver o problema. Descubra aqui dois dos melhores truques caseiros para resolver o problema de forma fácil e eficaz.

1.      Bicarbonato de sódio e vinagre

Não há como esconder: esta é a nossa dupla imbatível! Já falamos várias vezes aqui desta combinação para a criação de um poderoso produto de limpeza ecológico. A verdade é que o bicarbonato de sódio e o vinagre podem ser os seus aliados no momento de desentupir canos.

Coloque duas colheres de bicarbonato em meio copo de vinagre e verta esta solução, imediatamente, pelo ralo. Deixe atuar durante 25 minutos. Depois, complete o procedimento com um pouco de água a ferver e está feito!  

2.      Arame dobrado

Às vezes, a solução para um cano entupido está num arame dobrado. Tão simples quanto isto. Muitos problemas podem acontecer pelo acumular de substâncias que impedem a circulação da água, acumulando-a.

Para tal, basta pegar num arame flexível e dobrar uma das pontas até formar um gancho. Enfie-o dentro do cano e tente “pescar” qualquer sujidade (cabelos ou restos de comida) que estejam a bloquear a passagem da água, com movimentos leves. Quando já não houver mais resíduos para remover, está pronto!

Como evitar o entupimento dos canos

Acima de tudo, é importante perceber que a melhor forma de evitar o entupimento dos canos é a prevenção. Por isso, há que tomar alguns cuidados importantes de forma a evitar estas dores de cabeça. Estas são as nossas recomendações:

  1. Utilizar sempre uma proteção para os ralos;
  2. Fazer uma limpeza cuidada às bancas e lavatórios semanalmente;
  3. Enviar água a ferver pelo cano de mês a mês;
  4. Não verter água com borras de café para a pia;
  5. Evitar descascar alimentos na banca;
  6. Nunca mudar a terra às suas plantas e flores junto dos ralos;
  7. Tirar os cabelos que ficam no ralo, depois do banho;
  8. Recolher os restos de comida ou outras substâncias depois de cozinhar;
  9. Coloque o papel higiénico no lixo comum;
  10. Utilize o desentupidor nos diferentes ralos de 15 em 15 dias;
  11. Limpar toda a gordura existente na banca e lavatórios com um desengordurante forte.

Estes são alguns comportamentos que deverá adotar para evitar o entupimento do esgoto de sua casa. Ainda que sejam gestos bastante fáceis de tomar, são muitas vezes esquecidos. Assim, é importante que garanta estes cuidados para que nunca obstrua a passagem de água nos canos.

Agora que já conhece as melhores dicas para desentupir canos e como evitar a sua obstrução, não terá de se preocupar mais com este assunto. E bem abemos que é um alívio! 😅

%d bloggers like this: