Press "Enter" to skip to content

Exercício físico: o melhor anti-aging natural

Wegho

O stress do dia-a-dia, as rotinas sedentárias e uma dieta pobre são fatores que nos levam a envelhecer mais rapidamente. Mas se adicionarmos exercício físico à ementa, conseguimos influenciar todos estes fatores positivamente. Daí resultar como um excelente anti-aging. 

Neste artigo da Wegho irá perceber como é que o exercício físico atua como um dos melhores anti-aging naturais. 

Benefícios do exercício físico enquanto anti-aging

1. Terá mais energia

Quanta mais energia tem, mais novo e rejuvenescido se sente. É certo que ao fazer exercício irá gastar mais energia, mas a que ganhará será muito melhor.

Ao sair da rotina sedentária, as calorias que consome convertem-se em energia e não em gordura. E ao fazer exercício, vai aumentar a circulação sanguínea e a capacidade de resposta dos músculos, resultando também numa maior sensação de energia.

 2. Aumenta a consciência corporal, coordenação e equilíbrio 

A prática de exercícios como a natação, o ginásio, yoga ou pilates trabalham muito a ligação neuronal com os nossos músculos, um fator anti-aging essencial que vai para além da aparência física.

À medida que envelhecemos, a ligação cérebro-músculo vai-se perdendo naturalmente. E se não a colocarmos à prova, a decadência acontece de forma mais rápida. É aí que entra o exercício, como forma de manter e promover a nossa consciência corporal, a nossa coordenação e equilíbrio, ou seja, a saúde e vitalidade da nossa resposta cerebral.

3. Melhora a qualidade do sono

Vários estudos apontam a falta de quantidade de sono, bem como a falta de qualidade, como um fator que pode acelerar o envelhecimento e decadência cerebral. É durante o sono que o nosso cérebro “arruma a casa”. Ao exercitar-se, vai libertar tensões no corpo e na mente, vai sentir-se mais leve e por consequência irá melhorar a qualidade do sono.

4. Otimiza a produção hormonal 

A prática de exercício tem um impacto direto na nossa produção hormonal. E à medida que envelhecemos, a nossa produção hormonal cai. Exercícios de movimentos compostos, como agachamentos, são dos que mais estimulam a produção hormonal. Por exemplo, a prática de exercícios de força e explosão muscular está diretamente relacionada com uma maior produção de testosterona nos homens. 

Se possível, opte pelo exercício físico como um tratamento hormonal com vista o anti-aging em vez da suplementação. 

4. Reduz o stress

O stress é corrosivo. Não é só uma má sensação que sente. Ele entranha-se nas células e envelhece-as mais rápido. É importante sabermos lidar com ele e acima de tudo reduzi-lo.

O exercício físico está diretamente ligado à diminuição do stress, principalmente sendo ou exercícios de explosão ou de relaxamento. Ambos têm o seu benefício e complementam-se. 

5. Aumenta o bem-estar e a autoestima

Não vale a pena evitar o envelhecimento, se não vivemos o presente sentindo-nos bem connosco mesmos. O nosso humor no dia-a-dia e a nossa autoestima são cruciais para evitar maus hábitos e maus pensamentos, que também eles aumentam o stress e desencadeiam respostas químicas menos boas no nosso corpo.

Um pouco de exercício, seja dia sim, dia não, irá melhorar a circulação do sangue e os nutrientes essenciais para o seu corpo, irá melhorar o seu sono e irá melhorar o seu bem-estar.

Uma chamada de atenção

Consulte um profissional antes de iniciar qualquer plano de treino ou dieta, principalmente se não tem experiência na prática de exercício físico. Só ele lhe poderá desenhar um plano adequado ao seu tipo de corpo e estilo de vida, seja o seu objetivo relacionado com anti-aging ou com emagrecimento.

Na Wegho tem ao seu dispor vários personal trainers prontos a acompanhá-lo da melhor forma, quer seja em sua casa, ao ar livre ou noutro espaço. Peça já o seu orçamento sem compromisso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *