Press "Enter" to skip to content

Black Friday: compre bem e sem fugir ao orçamento

Wegho

Outrora um fenómeno só americano, a Black Friday é hoje sinónimo de grandes oportunidades também no mercado português. E os descontos surgem em tudo: em eletrodomésticos, roupa, carros, informática, viagens e por aí fora.

As promoções da Black Friday têm-se tornado tão fortes e frequentes, com grande investimento a nível de marketing, que muitas passaram de ser apenas durante a sexta para durarem uma semana – o que alguns designam como Black Week.

Existem boas e más oportunidades, mas no final de contas o que define um bom preço é a necessidade que tem de adquirir um bem e o orçamento disponível para o fazer. E na Black Friday isto não é diferente.

Quando o assunto é a gestão do orçamento familiar e a possibilidade de aproveitar boas oportunidades, aconselhamo-lo a levar os seguintes conselhos em conta, para que nesta Black Friday compre bem, sem que mais tarde tenha de fazer contas à vida.

Faça compras inteligentes nesta Black Friday

1. Defina o que precisa ou pode precisar a curto prazo

É importante definir uma lista de bens ou serviços que tem mais urgência em adquirir. Há, claro, sempre espaço para aproveitar as promoções da Black Friday e comprar um mimo para si ou para alguém que goste. Mas priorize sempre o que mais precisa. Por exemplo, se o seu computador está danificado, talvez seja melhor aproveitar os descontos em informática deste dia.

– Regra de Ouro: Estabeleça sempre prioridades.

2. Defina o orçamento disponível e não o exceda 

Pode fazê-lo após definir as prioridades dos bens que precisa, de forma a obter um orçamento justo ou então pode mesmo ser a primeira coisa que faz. Aqui, depende sempre da sua disponibilidade financeira.

Se apenas dispõe, por exemplo, de 300€ de orçamento e não tem qualquer flexibilidade, não pode proceder à compra de um bem que, embora tenha um bom desconto, esteja fora do orçamento. Mas se tem orçamento extra e esperou até à chegada da Black Friday para o gastar, pode muito bem aproveitar os descontos de forma descontraída.

– Regra de ouro: nunca ultrapasse o orçamento estipulado.

3. Compare online diversas lojas

Use a tecnologia a seu favor. Antes de sair de casa ou encomendar online, compare os preços do produto ou serviço que quer adquirir online. Aconselhamos-lhe a utilizar o site kuantokusta.pt. Na barra de pesquisa pode colocar o nome ou referência do produto, e o site indica-lhe os preços em diferentes lojas.

– Regra de ouro: compare os preços.

4. Ateste a veracidade dos descontos 

Todos os anos, existe alguma loja que decide aumentar o PVP normal do produto uns dias antes, para que depois possa fazer um desconto maior, tornando-o na verdade num desconto falso.

Depois, existem ainda aqueles descontos irrelevantes ou que ocorrem naturalmente ao longo do ano, que ao comprar durante a Black Friday já não se trata de uma questão de bom preço, mas sim de ceder à publicidade. 

A Deco Proteste tem uma ferramenta online que o ajuda a perceber as variações de preço do produto que deseja. Consulte-a em https://www.deco.proteste.pt/comparar-precos .

– Regra de Ouro: certifique-se que o desconto vale a pena.

Faça escolhas conscientes

Gerir o orçamento familiar não é fácil. Existem sempre imprevistos, surge sempre a necessidade de comprar algo novo ou mesmo a vontade de mimarmos alguém que gostemos, mesmo que o orçamento seja mais curto. E como se não bastasse, somos aliciados com publicidade, principalmente nesta altura, onde a Black Friday nos prepara para a chegada das compras de Natal. 

O rigor é essencial na gestão de qualquer orçamento, por isso mantenha-se atento em relação a qualquer campanha publicitária. O mais importante é ter tudo o que precisa, sem ter que fazer sacrifícios financeiros, que possam colocar em causa o bem-estar da sua família. 

Andou a poupar para fazer uma pequena obra em casa?

Então, aproveite a Black Friday para dar o próximo passo. A Wegho disponibiliza-lhe um serviço com profissionais aptos para realizar pequenas obras em sua casa. Se andou o ano todo a poupar para isso, peça-nos também um orçamento sem compromisso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *