Press "Enter" to skip to content

Como poupar na conta da água

Rita Dias Costa

Pequenos gestos no dia a dia fazem a diferença ao fim do mês. E, se isto é verdade em muitos casos da lida da casa, é também indiscutível na hora de poupar na conta da água. Por isso, hoje trazemos-lhe muitas dicas essenciais para economizar a sua carteira e o nosso planeta.

Se conseguir poupar alguns euros por dia, talvez a sua poupança anual chegue aos 100 euros, o que faz a diferença no orçamento familiar. De facto, não há nenhuma magia neste assunto, trata-se apenas de adquirir novos hábitos, transformando algumas pequenas atitudes.

Poupar na conta da água: dicas simples

Abaixo encontra dicas muito úteis que o vão ajudar a poupar alguns euros por mês e, claro, por ano. Como dissemos acima, não há truques, magias ou investimentos para mudar. Basta ficar atento aos detalhes e mudar alguns comportamentos.

1.      Evitar gastos desnecessários

Certifique-se sempre que as torneiras estão bem fechadas. Certamente que não sabe disto, mas uma torneira que pinga pode gastar até 25 litros de água por dia! Por isso, garanta que não há pingas que escapam e ficam a cair durante horas, até regressar de novo a essa torneira.

2.      A bacia é a sua melhor amiga

De uma vez por todas, diga não à água corrente na hora de lavar a loiça. Em contrapartida, encha uma bacia com água limpa e utilize uma esponja para esfregar os pratos e talheres. No final, quando todas as peças já estiverem lavadas, abra a torneira durante breves momentos para remover a espuma. E está pronto!

3.      Encher totalmente as máquinas

Esta regra é uma das mais importantes, uma vez que irá conseguir poupar nas contas da água e da luz. Evite ligar as máquinas para “meias cargas”. A partir de agora, utilize as máquinas de lavar roupa e loiça apenas e só quando estiverem totalmente cheias! Opte também por utilizar os programas Eco – hoje em dia, muitas máquinas já têm estes programas económicos incorporados – e verá diferenças muito

4.      Reutilizar a água

Sabe quando está no banho, abre a torneira, e a primeira água que sai é fria? Deixa-a correr pelo cano abaixo e, só quando começa a aquecer, se prepara para pô-la no corpo. Erro! Guardar essa água fria num balde é uma excelente forma de poupar. Mais tarde, pode utilizá-la para lavar o chão, o carro, a loiça ou até colocar dentro do autoclismo. Provavelmente nunca tinha pensado nisto, mas é uma das nossas favoritas para poupar na conta da água e, claro, evitar desperdícios deste recurso natural cada vez mais escasso.

5.      Outras dicas essenciais para poupar água

Como ainda temos algumas dicas fantásticas que gostaríamos de partilhar consigo, decidimos criar uma espécie de “Check-list” e lançar-lhe um desafio: até ao fim de dezembro de 2020, adote cada um destes comportamentos (abaixo e acima) e diga-nos as diferenças na sua conta da água Antes e Depois de ler este artigo.

  • Reduzir o tempo no banho
  • Lavar o carro com balde e esponja
  • Regar as plantas à noite
  • Fazer descargas do autoclismo só quando necessário
  • Fechar a água enquanto esfrega os dentes
  • Acabar com os banhos de imersão
  • Aproveitar a água da chuva para regar o jardim
  • Utilizar redutores de água nas torneiras

A mudança começa com o primeiro passo. 💭💙

Se gostou deste artigo, descubra mais dicas para poupar na limpeza doméstica.

Comments are closed.