Press "Enter" to skip to content

Dicas para um Regresso ao Trabalho Seguro

Wegho

Já é sabido que a Pandemia de COVID-19 veio alterar a rotina laboral de muitos trabalhadores. Agora, todos pensam no mesmo: no momento do regresso ao trabalho. Dado o encerramento de estabelecimentos e escritórios, em meados de março, de forma a garantir o controlo da propagação do vírus, muitos portugueses viram-se em situação de Lay-off ou de Teletrabalho. Para muitos, agora é tempo de voltar ao trabalho.

Mas estará preparado para o fazer? A Wegho dá-lhe as dicas essenciais para um regresso ao trabalho seguro e livre de contágio.

Dicas para voltar ao trabalho pós Estado de Emergência

É verdade: o fim do Estado de Emergência em Portugal e o início do desconfinamento, não significam que podemos (ou devemos) baixar as guardas. Por isso, é importante que continue a cumprir todas as medidas de proteção e segurança recomendadas pela Direção-Geral de Saúde, principalmente nesta altura.

Para o ajudar neste regresso ao trabalho, a ACT (Autoridade para as Condições do Trabalho) elaborou um documento onde estão descriminadas 19 recomendações principais para adaptar os locais de trabalho e proteger os trabalhadores neste período de desconfinamento. Eis as 5 grandes medidas que os empregadores devem seguir:

  • Fornecer água e sabão ou desinfetante para as mãos em locais convenientes.
  • Assegurar uma boa ventilação e limpeza dos locais de trabalho.
  • Reduzir os contactos entre trabalhadores, e entre trabalhadores e clientes e/ou fornecedores
  • Garantir o acesso de todos os trabalhadores aos equipamentos de proteção individual adequados
  • Reforçar as práticas de higienização dos equipamentos de proteção individual e roupas de trabalho.

Sublinhamos ainda a importância da adoção de novos hábitos de limpeza e ventilação dos locais de trabalho. Assim, sugerimos a todos os empregadores a contratação de um serviço de limpeza e desinfeção profissionais, de forma a garantir a eliminação profunda de vírus, bactérias e germes.

Como é que a Wegho o pode ajudar no regresso ao trabalho?

Como sabe, queremos sempre oferecer-lhe a melhor limpeza e segurança, em todos os aspetos da sua vida, tanto pessoal como profissional. Por isso, criámos um Pack de Regresso ao Trabalho, composto por 3 produtos fundamentais na proteção contra a COVID-19. Este conjunto inclui 8 quantidades de proteção individual:

Adicionalmente, colocamos à sua consideração a aquisição de outros materiais como  Viseiras de Proteção e Luvas de Nitrilom que garantem um reforço extra das medidas de segurança no local de trabalho. Assim, conseguirá garantir que nenhum cuidado será esquecido.

De facto, a superação deste período delicado requer um esforço diário de todos os portugueses. Se os empregadores devem garantir uma higienização profunda do local de trabalho, assim como de garantir as melhores condições laborais, os colaborares devem cooperar com as medidas recomendadas pela entidade empregadora, garantindo a sua proteção individual e também dos seus colegas de trabalho.

Agora já sabe os cuidados a ter no regresso ao trabalho – data que se aproxima a passos largos para todos aqueles que ainda se encontram em regime de Lay Off ou de Teletrabalho. Por isso:

Seja sempre um agente de saúde pública.  💙

_____

Na continuação desta leitura, recomendamos os seguintes artigos de blog para cumprir as medidas da Direção-Geral da saúde aquando da reabertura do seu estabelecimento:

Para restaurantes | Para cabeleireiros

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *