Reabertura de Restaurantes
Dicas de Limpeza,  Gestão e Organização,  Limpeza

Reabertura dos restaurantes: o seu negócio está preparado?

De acordo com as orientações oficiais do Governo, o dia 18 de maio será marcado pela reabertura dos restaurantes, bares e esplanadas em Portugal, depois do período conturbado de confinamento obrigatório, em época de COVID-19. Boas notícias para todos os apaixonados por comida e para tantos outros que já sentem saudades de uma tarde numa esplanada ao sol.

No entanto, a reabertura dos restaurantes vai implicar o cumprimento rigoroso de medidas de limpeza e segurança, tanto para trabalhadores como para clientes. De acordo com o chef norte-americano Tom Colicchio, “este é o fim da indústria de restaurantes como a conhecemos”, por isso é fundamental que o seu restaurante esteja a par desta nova fase.

Mas o que vai mudar com a reabertura dos restaurantes? 

Tal como aconteceu com a recente reabertura dos cabeleireiros e salões de beleza, há medidas de higiene e segurança específicas que devem ser seguidas, tanto para o seu estabelecimento e funcionários como para os futuros clientes.

Segundo manual de procedimentos sugerido pela Direção-Geral da Saúde, estas são as principais regras de segurança a cumprir por parte de proprietários e clientes:

  1. Privilegiar a utilização de áreas exteriores, como esplanadas e o serviço take-away;
  2. Reduzir a capacidade máxima do restaurante;
  3. Assegurar o distanciamento físico de 2 metros entre as pessoas, fazendo uma disposição cuidada das mesas e cadeiras;
  4. Impedir a mudança ou reorganização das mesas por parte dos clientes;
  5. Promover a marcação de lugares e a reserva de mesa antecipada.

No entanto, ainda que este resumo geral se foque mais nas obrigações do estabelecimento, a verdade é as regras devem ser seguidas por todas as pessoas que frequentem o espaço. Essas, no entanto, são de conhecimento geral – como a lavagem frequente de mãos, o uso de máscaras de proteção e a desinfeção pessoal com uma solução álcool gel (preferencialmente, disponível no seu estabelecimento).

Mas a limpeza de restaurantes requer agora uma atenção redobrada, especialmente nas cozinhas. As Dicas Wegho chegam aqui.

Como garantir a limpeza da cozinha do restaurante?

→ Escolher produtos de limpeza adequados

Como dono de um restaurante, é imperativo que tenha um cuidado extremo com os produtos que utiliza para a higienização e desinfeção do seu estabelecimento.

Para além sugerirmos a utilização de concentrados e desinfetantes ecológicos, que têm benefícios fantásticos tanto para a saúde humana como para o meio ambiente, aconselhamos a colocação de etiquetas em cada embalagem para que não haja partilha de produtos entre a cozinha e outras áreas (como a casa de banho).

→ Criar um cronograma de limpeza

Outro fator a ter em conta é a criação de um cronograma de limpeza, ideal para otimizar o seu tempo e manter uma organização constante. Assim, saberá exatamente quais os utensílios que deverão ser limpos todos os dias (como panelas, copos e talheres), todas as semanas (como fornos, fritadeiras e geladeiras) ou mensalmente (como paredes, tetos e lâmpadas).

→ Investir numa limpeza profunda

Além do plano de higienização que mencionamos acima, é fundamental programar limpezas profundas à cozinha do seu restaurante. Este tipo de higienização é minuciosa e engloba todas as áreas que uma limpeza comum e informal não alcança.

Por isso, aconselhamos contratar um serviço de limpeza profissional que garante que todo o ambiente está limpo e livre de resíduos. Paralelamente, optar por uma desinfeção certificada é a forma mais eficaz de eliminar vírus, bactérias e germes de todo o tipo.

___________

Certamente que agora já se sente preparado para enfrentar a reabertura dos restaurantes, a acontecer brevemente no nosso país. Agora, é importante que siga todos os protocolos oficiais para a limpeza e desinfeção do seu estabelecimento.

A Wegho estará consigo neste momento, como em todos os outros. Agende os nossos serviços de limpeza e desinfeção profissional e deixe essa missão connosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: