Press "Enter" to skip to content

Reabertura de cabeleireiros: Que cuidados deve ter e como garantir a segurança de todos

Rita Dias Costa

A Pandemia de COVID-19 veio reinventar a forma como os negócios se organizam, principalmente nos setores da segurança e higiene. Com recente a reabertura do comércio, é importante estabelecer regras de limpeza e desinfeção do cabeleireiro para si, para os seus colaboradores e para os seus clientes.

Tanto profissionais como clientes têm agora de respeitar as recomendações de segurança da Direção-Geral da Saúde, de forma a garantir a proteção de todos aqueles que frequentam os cabeleireiros e salões de beleza. Há regras específicas, sendo que as mais básicas acontecem antes de sair de casa, tal como referimos no nosso anterior artigo: o uso obrigatório de máscaras de proteção (e/ou viseiras) e luvas descartáveis, assim como a utilização contínua de gel desinfetante para as mãos.

No entanto, há que respeitar um sério Plano de Contingência no seu estabelecimento que inclui medidas gerais como:

  1. Impedir a entrada de pessoas que apresentem sintomas de COVID-19
  2. Trabalhar apenas por marcação prévia
  3. Garantir a distância de segurança entre os clientes
  4. Impor um número limitado de pessoas dentro do cabeleireiro
  5. Proibir cumprimentos que impliquem o contacto físico
  6. Remover todos os materiais não fundamentais ao exercício da atividade, como revistas, tablet e informações escritas
  7. Proibir a utilização de qualquer tipo de bijuteria ou adornos pessoais

Por outro lado, o documento oficial das recomendações essenciais para a reabertura dos estabelecimentos, aponta ainda medidas de segurança específicas para os funcionários:

  1. Utilizar roupa e sapatos exclusivos para o período laboral, dentro do cabeleireiro
  2. Evitar os serviços de unhas de gel, gelinho e unhas compridas
  3. Manter a distância de segurança da zona de descanso
  4. Preferir materiais laváveis (ex.: pentes em vez de escovas)
  5. Distribuir um conjunto de materiais por cada colaborador, não havendo partilha de utensílios entre clientes

Todas as recomendações acima devem ainda estar expostas à porta do salão para que tanto clientes como funcionários estejam conscientes das mudanças exigidas.

Mas como pode garantir a limpeza e desinfeção do seu cabeleireiro?

Já deve ter reparado que ainda não abordamos os demais cuidados de higiene e esterilização que deve adotar no seu cabeleireiro, agora que a reabertura do comércio está oficializada. Dedicamos um espaço específico para lhe revelar como o podemos ajudar na tarefa de limpeza do seu salão.

Na verdade, as recomendações da DGS são bem claras quanto aos métodos de higienização dos estabelecimentos públicos, principalmente em cabeleireiros e salões de beleza.

Entre cada marcação, sugerimos que tenha um intervalo de 5-10 minutos para desinfetar o espaço, os materiais e utensílios utilizados. No entanto, sabemos que encontrar os produtos de limpeza certos pode não ser uma tarefa fácil dada a exigência deste Coronavírus, mas damos-lhe duas dicas:

Estes dois produtos estão à venda na Loja Wegho e têm sido os grandes destaques no combate ao COVID-19, uma vez que são especializados para a lavagem, desinfeção e esterilização profunda de várias superfícies.

Pode também optar por um serviço de Desinfeção Profissional – uma das nossas principais áreas de atuação. Caso o seu cabeleireiro ainda não tenha aberto ao público, esta é a altura ideal para contratar este serviço. Por outro lado, pode aproveitar o primeiro dia de encerramento para descanso dos colaboradores para agendar uma limpeza e desinfeção completa. 

Com uma equipa altamente especializada, utilizamos os melhores produtos e materiais na eliminação de vírus, bactérias e germes, sempre respeitando as recomendações da DGS e da OMS. E não se preocupe: por si e por nós, este processo é seguro para pessoas e não deixa resíduos no ar ou nas superfícies.

Sabemos que ir ao cabeleireiro será uma atividade diferente a partir de agora, mas acreditamos que pode tornar-se numa experiência ainda melhor e mais segura para todos. 💙

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *