Press "Enter" to skip to content

7 dicas de Feng Shui para decorar o escritório

Wegho

8 horas por dia dentro de um escritório. Este é o tempo que, no mínimo, um trabalhador está dentro deste espaço. Um espaço que influencia o seu humor e concentração e, por consequência, a sua produtividade.

Já ouviu falar de Feng Shui? Esta arte milenar chinesa é o que precisa de descobrir para decorar o escritório. O seu objetivo é melhorar o layout e circulação de energia dentro do espaço, resultando numa energia positiva capaz de influenciar todos os colaboradores no escritório.

Ao fim ao cabo, decorar o escritório com as técnicas de Feng Shui trará uma maior organização, clareza e harmonia a si e a toda equipa que utiliza o espaço. Tal reflete-se essencialmente em dois fatores: bem-estar e produtividade.

A Wegho tem 7 dicas para decorar o escritório com as melhores técnicas de Feng Shui. Vamos começar pelo Hall de Entrada:

1. Hall de entrada e/ou corredor

As primeiras e últimas impressões que alguém tem de um escritório são o seu hall de entrada e o corredor. Segundo o Feng Shui, é importante que este seja um espaço limpo, com pouca coisa e bem iluminado.

Com pressa ou sem pressa, com stress ou mais calmo, quando passa por esta área deve sentir que tem espaço para si, que é bem-vindo.

Aplicando os princípios do Feng Shui ao hall de entrada e corredor, assegure que estes são espaços bem iluminados e limpos. Aproveite para colocar uma planta e se necessário para melhorar a sensação de luz e espaço, adicionando alguns espelhos. No corredor opte por colocar quadros nas paredes. Dê preferência a cores claras e coloque um tapete para ligar os espaços e aumentar a sensação de boas-vindas.

2. Posicionamento dos móveis

Ao decorar o escritório, o posicionamento dos móveis, o layout das divisões e os materiais que usa são importantes no fluxo da energia chi.

Aplicando os princípios de Feng Shui evite que algum colaborador esteja de costas para as portas ou de frente para a parede. Se necessário, use biombos para criar uma divisão de espaço que evite este “confronto direto”.

3. Traga mais plantas para dentro do escritório

O Jasmim, o Lírio da Paz e as Espadas de S. Jorge são plantas com a capacidade de purificar o ar. Para além disso, a presença de plantas também ajuda a promover a criatividade e a tornar o escritório mais natural e familiar. Preocupa-se com a produtividade da sua equipa? Leia estas 5 dicas.

Se às plantas aliar alguns cristais e colocá-los perto dos computadores, tem aqui uma fórmula perfeita para absorver a energia destes equipamentos tecnológicos.

4. Mais luz natural

Se as plantas que falamos acima precisam de luz natural, também precisam os membros da sua equipa. A luz natural influência pela positiva o humor de qualquer ser humano. Segundo o Feng Shui, o Chi circula através desta luz. Se não conseguir ter a luz natural necessária, opte por iluminar o escritório com luz quente.

5. Móveis mais simples e leves, com materiais naturais e de formas orgânicas

Ângulos, cantos ou formas afiadas não são aconselhados pelo Feng Shui devido à sua agressividade. Na escolha do mobiliário de escritório, opte por secretárias e estantes que sejam leves, simples e de formas suaves. Se possível, opte sempre por materiais naturais como a madeira.

6. As cores segundo o Feng Shui

O Baguá é o mapa utilizado no Feng Shui, através dele pode-se orientar melhor ao decorar o escritório, aplicando as cores, plantas e formas corretas para cada espaço. Segundo o Feng Shui, as cores verde e azul funcionam melhor num escritório quando o objetivo é acalmar o espaço. Se o objetivo é a criatividade, o amarelo e o roxo são as cores que deve escolher.

7. Estabeleça um dia para limpar e organizar

A organização e limpeza é central no Feng Shui. Uma vez por semana, pelo menos, tire um dia ou um par de horas para limpar e organizar o seu computador, secretária e escritório.

Organize o ambiente de trabalho, apague emails desnecessários. Limpe e arrume a secretária e nunca deixe acumular papelada em cima dela.

Depois, se possível, organize o escritório. A harmonia do espaço é o que faz a diferença num escritório eficiente e desenhado para pessoas.

Precisa de ajuda com a limpeza do escritório?

Evite o stress das limpezas e foque-se naquilo que é mais importa: produzir com qualidade. O serviço especializado em limpeza de escritório da Wegho dá-lhe toda a confiança de um serviço de qualidade.  Saiba mais aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *