Decoração

Dicas para aplicar o Feng Shui na sala de estar

Já ouviu falar em Feng Shui? Esta prática milenar, proveniente da China Antiga, é utilizada para harmonizar as forças dos indivíduos com o ambiente à sua volta. De forma mais simples, é a arte de “manipular” as energias de um lugar, de forma a tornar-se mais agradável, organizado e confortável para as pessoas que o habitam. Como sabemos que a sua casa é a sua maior zona de conforto, hoje, damos-lhe dicas essenciais para aplicar o Feng Shui na sala de estar. Vamos a isto?

Feng Shui na sala de estar: dicas para usar na decoração

As dicas de Feng Shui podem ser utilizadas em diferentes áreas: do escritório à casa, do quarto à cozinha e da casa de banho ao jardim. Na verdade, todas as áreas úteis estão aptas a receber decoração harmonizada, segunda os ditos desta prática. Mas quais são as regras de ouro de Feng Shui na sala de estar? Abaixo, deixamos-lhe 4 dicas essenciais:

Boa luminosidade em toda a área

Esta é, talvez, a recomendação mais importante do Feng Shui. Para além de ser considerado essencial haver uma excelente luminosidade por toda a sala de estar, é indicada a utilização de diferentes pontos de luz, de forma tornar o ambiente mais acolhedor.

Segundo a filosofia chinesa, as formas de luz natural e artificial representam o famoso Yin Yang, sendo que as luzes mais escuras representam o Yin (noite, Lua) e as cores claras o Yang (dia, Sol). 

Espelhos nas paredes

Já aqui lhe demos alguns benefícios da utilização de espelhos em casa. Como bons ilusionistas, os espelhos são capazes de garantir uma sensação de profundidade e amplitude muito interessante à sua sala de estar, já que aumentam visualmente o espaço. Por outro lado, aliam-se à recomendação acima, refletindo a luz existente na área. Mantenha-os sempre limpos, sem marcas e gorduras, e deixe-os brilhar.

Flores e plantas: o poder da natureza

As flores e as plantas são alguns dos seus melhores aliados para aplicar o Feng Shui na sala de estar. Na verdade, são elementos essenciais para transformar a sua casa usando a energia da natureza. Para este tópico, reunimos algumas recomendações para a sua sala:

  • Utilizar flores e plantas naturais;
  • Limpar as folhas murchas e/ou mortas;
  • Colocar um vaso de flores no centro de mesa (amarelas são uma ótima opção).

A disposição dos móveis

Embora pareça um fator secundário, a disposição dos móveis é, de facto, importante para favorecer (ou bloquear) o fluxo de energia positivo. De acordo com a arte milenar chinesa, o sofá deverá estar sempre encostado a uma parede, de forma a trazer uma sensação de conforto e segurança ao nosso ponto fraco: as costas.

Por outro lado, não é crucial que o foco da sala de estar seja a TV. Pode centralizar as atenções numa obra de arte, numa janela com uma paisagem idílica, num jarro deslumbrante ou num elegante.


Estas foram algumas dicas para aplicar o Feng Shui em sua casa, mais especificamente na sala de estar. Como prometemos, foram recomendações muito práticas e simples que podem ser postas em prática imediatamente. De maneira geral, é importante que deixe as energias positivas circularem por toda a divisão, afastando as vibrações mais negras. Temos a certeza que se sentirá muito mais confortável, feliz e em sintonia consigo próprio. 💙

%d bloggers like this: