Decoração,  Dicas da Wegho

Como aquecer a casa nos dias mais frios

Por muito triste que seja dizer, embora já tenha conseguido concluir: os dias quentes acabaram. Por isso, está na altura de pensar em como aquecer a casa para que se sinta confortável e quente, quando chegar da rua. É o momento certo para partilharmos consigo algumas dicas para preparar a sua habitação para um outono e inverno bem rigorosos.

Muitas vezes, a solução para aquecer a casa passa por evitar as perdas de calor. Continue a ler este artigo e descubra dicas simples de como aquecer a casa sem ser necessário ligar o aquecimento e, portanto, sem gastar muito dinheiro. Vamos a isto?

Isolamento térmico

Um bom isolamento térmico ajuda a controlar as temperaturas dentro de casa, sendo essencial para evitar a entrada de ar frio no inverno. Isolar janelas e portas torna-se, assim, imperativo na hora de aquecer a casa. Procure em hipermercados e drogarias por fitas de calafetagem de borracha ou espuma, assim como dos famosos “chouriços”. Com pouco investimento conseguirá um lar bem mais quentinho.

O sol como aquecimento natural

Durante a manhã, abra as persianas e cortinas e deixe o sol entrar. Este aquecimento natural não apresenta quaisquer custos para si, claro, por isso, use e abuse dele! No entanto, quando o sol desaparecer, feche totalmente as persianas, portadas e cortinas para que o calor não fuja. Caso contrário, estará a arrefecer a sua casa durante todo o dia.  

Traga as mantas, tapetes e colchas

Apostar nos têxteis nos dias mais frios é uma excelente ideia, pois garantem um isolamento extra às diferentes divisões da casa. Haverá coisa mais confortável no inverno do que uma manta ou uma colcha bem quentinha? Claro que não. No sofá e na cama, tenha sempre à disposição cobertores. Já no chão, aposte em tapetes e alcatifas ­– não só aquecem os pés, quando estiver descalço, como proporcionam um ambiente mais quente.

Aposte nas cortinas

Como dissemos antes, as cortinas podem ser as suas melhores amigas na hora de evitar as fugas de calor. Para além de funcionarem como barreira contra o vento, criam um ambiente bastante aconchegante nos dias mais frios. No inverno, recomendamos que opte por cortinas blackout, pois possuem um tecido mais grosso e, então, mais quente.

Opte por cores quentes

Ainda que as cores não sejam capazes de aquecer uma casa, por si só, a sua perceção do ambiente poderá dizer o contrário. Apostar em cores quentes como preto, vermelho, laranja, roxo e azul marinho terá dois efeitos positivos: para além de absorverem um pouco mais do calor, garantem uma sensação de conforto maior.

Uma decoração recheada

Continuamos na temática de decoração, agora com uma dica para “vestir” as suas paredes e móveis com objetos decorativos bem confortáveis e divertidos. É o caso de das velas, das flores ou das lâmpadas de cor quente. Para as paredes, pode optar por colocar alguns quadros bonitos, espelhos ou frases inspiracionais.

Como vê, não é preciso ir muito longe para encontrar dicas de como aquecer a casa nos dias mais frios. Com pouco investimento e alguns truques simples, conseguirá garantir um lar bem quentinho e aconchegante. Mas cuidado! Tanto conforto pode impedir a vontade de sair para a rua. 🥰

%d bloggers like this: