Press "Enter" to skip to content

Como se deve limpar escritórios?

Wegho

A produtividade e a concentração estão intimamente relacionadas com o ambiente onde trabalhamos. Se o seu local de trabalho não está limpo e a desarrumação é evidente, não vai conseguir trabalhar a 100%. Saiba como limpar escritórios de forma correta no artigo de hoje!

Porque precisamos de limpar os escritórios regularmente?

Para além de promover a desconcentração e diminuir os níveis de produtividade e de criatividade, a falta de limpeza traz sérios problemas a longo prazo, tais como equipamentos estragados ou problemas de saúde devido ao excesso de pó ou, então, manchas irreversíveis no mobiliário.

Apesar de a tarefa de limpar escritórios ser difícil, devido aos cuidados necessários com equipamentos, documentos e à quantidade de materiais que normalmente se concentram nestas divisões, deve fazê-lo regularmente para evitar a acumulação de sujidade e manter os espaços de trabalho organizados.

Como limpar escritórios

1. Organização

Como é habitual em qualquer processo de limpeza, comece por organizar todos os materiais do escritório nos locais correspondentes. Ponha os documentos nos dossiers, as canetas e lápis nos suportes, leve a loiça para a zona de refeições e o que não interessa coloque no lixo. Como ter uma divisão limpa e organizada?

Depois de ter tudo organizado, pode começar a limpar os escritórios.

2. Teclados, ratos e monitores

Para quem trabalha num escritório, o teclado é uma das ferramentas de trabalho mais utilizadas no seu dia a dia. Algumas pessoas, acabam, até, por comer enquanto trabalham e as migalhas e outros vestígios de comida acabam por recair sobre o teclado, promovendo a propagação de bactérias e germes. O mesmo acontece com o rato.

A forma mais correta de limpar teclado é usando produtos em spray e panos de microfibras para limpar o pó. Para o rato, um pano de pó normal ou ligeiramente humedecido, caso verifique a existência de manchas mais difíceis de eliminar.

No que diz respeito aos monitores e aos ecrãs em geral, a sujidade divide-se em dedadas ou pó. Limpe com toalhetes próprios para limpar ecrãs ou coloque água morna com umas gotas de vinagre branco num borrifador e limpe com folhas de papel de cozinha.

3. Secretárias e mesas

Ao serem utilizada por horas, durante toda a semana de trabalho, as secretárias acabam por acumular grandes quantidades de sujidade. Para evitar a acumulação de germes e bactérias, deve ser feita uma pequena organização e limpeza diária. No final de cada dia de trabalho, organize as suas ferramentas de trabalho e passe um pano na sua secretária.

Nos dias dedicados a limpar escritórios, faça uma limpeza mais profunda. Passe um toalhete antibacteriano ou coloque um produto de limpeza com as mesmas qualidades num pano e limpe a secretária.

4. Cadeiras e Sofás

Mantenha as cadeiras onde trabalha sempre limpas, na verdade, é nelas que passa grande parte do seu tempo no escritório.

Para as cadeiras de secretária em tecido, passe o aspirador para remover o pó, migalhas e outro tipo de sujidade entranhadas no tecido. Se as cadeiras forem em pele ou napa, passe um pano com um produto adequado para estes tecidos. Para cadeiras de plástico básicas, a solução é colocar um produto antibacteriano e limpar com um pano.

Sabe como limpar sofás de forma correta? Desvendamos todos os truques e dicas aqui.

5. Vidros

Os vidros das portas, mesas e janelas, também fazem parte das tarefas a cumprir na hora de limpar escritórios. Estas superfícies podem parecer mais complicadas de limpar porque basta colocar a mão para ficarem logo marcadas. Mas fique descansado, nós temos várias dicas úteis para si!

Para retirar a oleosidade e toda a sujidade dos vidros, vai precisar de água, sumo de limão, vinagre, um borrifador e papel de cozinha ou jornal. Coloque, primeiramente, umas gostas de sumo de limão sobre a mesa ou na janela e limpe com o papel. Em seguida, misture duas partes iguais de água e vinagre no borrifador. Borrife a mistura sobre a superfície e volte a limpar com o papel de cozinha ou com folhas de jornal.

6. Pó

O que não falta num escritório é pó. Para além de prejudicar pessoas com problemas respiratórios e com alergias, este influencia o desempenho dos equipamentos eletrónicos.

Para eliminar o pó, passe um pano seco e, mediante as características das superfícies, adicione um produto adequado para limpar o pó.

Como funciona a limpeza de escritórios da Wegho?

Se necessita de um apoio contínuo ou pontual, a Wegho disponibiliza um serviço de limpeza de escritório, que inclui toda a limpeza necessária à conservação, proteção e manutenção de instalações, com o objetivo de proporcionar conforto, higiene e segurança aos seus utilizadores.

Se quer a ajuda da Wegho na limpeza dos seus escritórios, entre em contacto connosco que temos todo o interesse em ajudar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *