Press "Enter" to skip to content

Como ter uma despensa organizada e limpa?

Wegho

A despensa é uma das divisões que mais facilmente fica desarrumada, não só por ter vários produtos e ser utilizada todos os dias, mas porque, em maior parte dos casos, é fechada e acabamos por nunca a arrumar.

Quantas vezes já teve de deitar alimentos com prazos de validade expirados ou acabar por comprar alimentos quando já os tinha em casa? Quantas vezes já perdeu vários minutos da sua manhã atrás das cápsulas de café? Isso deve-se apenas à desorganização. Uma despensa organizada simplifica o seu quotidiano e permite-lhe ter uma visão mais abrangente dos produtos que tem em casa, sabendo o que está ou não em falta – facilita a sua vida na hora de ir ao supermercado –, não corre riscos de ter produtos fora da validade e tem tudo o que precisa sempre à mão.

Para ter uma despensa organizada e limpa, siga os nossos conselhos:

# 1 Elimine os produtos estragados e limpe a despensa

Comece por retirar tudo o que tem na despensa e deite ao lixo todos os produtos que se encontram fora do prazo de validade estabelecido ou que estão abertos há demasiado tempo, sem serem utilizados.

Depois de decidir o que vai para o lixo e o que vai permanecer na despensa, limpe os armários ou estantes da divisão, com produtos neutros, como detergentes próprios, álcool ou vinagre – evite usar produtos químicos com cheiro forte para não contaminar os alimentos – e elimine toda a sujidade e gordura acumuladas.

# 2 Organize os produtos em frascos, cestos e caixas

Os frascos são os principais aliados de uma despensa organizada. Em vez de ter inúmeras embalagens e pacotes abertos, pelas prateleiras e a chamar a atenção de insetos e outros bichos, coloque os alimentos em frascos, preferencialmente de vidro, vedados e etiquetados com o nome de cada produto e a validade, caso seja necessário. Deste modo, os alimentos não se estragarão tão facilmente, não terá visitas indesejadas na sua despensa e conseguirá ter uma visão mais ampla de todos os produtos.

As caixas e os cestos são outras ferramentas para dar um ar mais organizado e cuidado à sua despensa. Conseguirá guardar produtos mais pequenos, soltos, que não usa com tanta frequência ou que não têm validades definidas, em locais com acesso mais reduzido da sua despensa, aproveitando, desta forma, todos os espaços da divisão e desimpedindo as estantes ou os armários para dar lugar a produtos mais importantes.

# 4 Instale prateleiras e organizadores

Para manter uma despensa organizada é necessário saber aproveitar de forma consciente todas os espaços. Se a sua despensa tem pouca ou nenhuma arrumação, temos de criá-la. Assim, recorrer a prateleiras para expor os produtos pode ser uma solução conveniente e fácil. Para além disso, é importante adquirir organizadores e apliques que possam ajudar a aproveitar ainda mais os espaços.

# 5 Organize os produtos por categorias e validade

Divida os produtos por categorias como o tipo de produto – cereais, enlatados, em pó –, utilização – usado diariamente ou pouco usado – e peso.

Coloque os produtos mais pesados ou que podem partir nas prateleiras ou nos armários mais perto do chão, como garrafões de água, azeite, vinho, sacos de batatas ou de comida para os animais. Produtos que não devem ser acedidos por crianças, devem ficar nas prateleiras superiores.
Para além disso, coloque os produtos acabados de comprar atrás dos produtos já abertos. Assim, as datas de validade estarão por ordem decrescente e não corre o risco de ter produtos fora de validade.

Com estas soluções, vai poder dar à sua despensa um ar muito mais organizado, limpo e cuidado. E já sabe, se prefere colocar a limpeza da sua despensa nas mãos de um profissional e fazer a apenas a manutenção da mesma, a Wegho pode ajudá-lo. Em poucos cliques ou através de uma chamada, pode agendar este e outro tipo de serviços domésticos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *