Press "Enter" to skip to content

Elimine odores da máquina de lavar roupa

Wegho

À semelhança de outros eletrodomésticos, como os micro-ondas, por exemplo, com a utilização e as constantes lavagens, a sua máquina de lavar roupa pode começar a libertar odores indesejados, que podem, inclusive, passar para a roupa.

Os maus odores podem aparecer devido aos resíduos, à formação de limo e outras sujidades que ficam acumuladas no tambor e na borracha da máquina, após cada utilização. Para eliminar de vez estas sujidades, apenas tem de limpar a sua máquina de lavar roupa. Como? É muito simples!

Guia para limpar a máquina de lavar roupa

1. Lavagem de Prevenção

Para remover todas as sujidades do interior do eletrodoméstico e evitar que os maus odores se instalem na sua máquina de lavar roupa, deve realizar uma lavagem de prevenção bimestral. Para tal, apenas tem de colocar a sua máquina a lavar sem qualquer peça de roupa, no programa mais pequeno que tiver, com uma dose do detergente indicado para lavagem de máquinas.

2. Borracha e tambor

Nestes locais fica armazenado grande parte do mofo e do bolor, por isso é importante limpar bem com um pano húmido. Caso não consiga retirar toda a sujidade do interior da borracha, humedeça um pano em água e lixívia e coloque-o na borracha, deixando repousar por alguns minutos. Depois de retirar o pano, esfregue a borracha suavemente com uma escova macia para não danificar o equipamento.

3. Gaveta

Para limpar a gaveta da sua máquina, compartimento onde ficam acumulados os resíduos dos detergentes que utiliza habitualmente, basta retirá-la e esfrega-la com uma escova. Se tiver dificuldade em retirar a sujidade mais profunda, coloque a gaveta num recipiente com água morna e um detergente neutro.

4. Filtro

Um dos fatores que causa odores indesejáveis é o depósito de resíduos no filtro da máquina de lavar roupa. Se for possível retirar o filtro, limpe-o regularmente com uma escova e com água morna e detergente.

Para além da limpeza interna e externa da máquina de lavar roupa, deve adotar alguns hábitos nas suas rotinas, tais como:

  • Deixar a porta da máquina aberta por uns minutos após utilizá-la, para a humidade desaparecer e o equipamento poder respirar;
  • Verifique e limpe o tambor, a porta e a borracha da máquina com um pano seco depois de cada lavagem, para retirar o excesso de água;
  • Depois de lavada, não deixe a roupa molhada dentro da máquina durante muito tempo, retire-a logo.
  1. […] desligar as luzes das divisões que não utiliza, fechar sempre bem a água, utilizar ciclos de lavagem mais curtos ou adotar hábitos de limpeza mais económicos, tudo conta para poupar […]

  2. Rita Rita

    Colocar um pouco de vinagre no compartimento da pré-lavagem (mesmo na lavagem da roupa) é bastante eficaz também, e faz com que as toalhas não ganhem “cheiro a mal seco”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *