Press "Enter" to skip to content

Exercício físico para idosos: saiba como torná-los mais ativos

Wegho

Chegar à terceira idade não significa ter de parar. Muito pelo contrário! É importante manter os idosos ativos, especialmente, por questões de saúde.

Conheça alguns benefícios do exercício físico para idosos e as nossas sugestões de atividades.

Benefícios do exercício físico para idosos

O exercício físico para idosos, aliado a um estilo de vida saudável – alimentação, hábitos, entre outros -, é essencial para melhorar o bem-estar dos mesmos e diminuir o risco de doenças e outros problemas que o avançar da idade pode trazer, tais como a osteoporose, diabetes, depressão, obesidade, doenças cardíacas, Alzheimer e cancro.

Sistema imunitário, respiratório e digestivo fortalecidos, coração e tensão arterial saudáveis, ossos e músculos mais fortes e resistentes são alguns dos benefícios do exercício físico para idosos.

Benefícios físicos:

  • Aumenta a independência
  • Melhora o equilíbrio
  • Ajuda a controlar o peso e a gordura corporal
  • Melhora a resistência dos ossos e músculos
  • Fortalece o sistema imunitário, respiratório e digestivo
  • Ajuda a controlar a tensão arterial, colesterol e diabetes

Benefícios mentais:

  • Diminui riscos de demência, depressão e Alzheimer
  • Melhora a qualidade do sono
  • Promove a autoestima, bem-estar e socialização
  • Diminui a dependência de medicação


Desta forma, os Personal Trainers da Wegho reuniram algumas sugestões de exercícios físicos para idosos para os manter ativos e saudáveis. Confira!

4 exercícios físicos para idosos

1. Caminhadas

As caminhadas são uma ótima ferramenta de exercício físico para idosos e para a sua socialização. Além disso, melhoram o ritmo cardíaco, ajudam a controlar a respiração e fortalecem os músculos e as articulações.

Recomenda-se que os idosos comecem esta atividade física por distâncias e tempos mais curtos, aumentando à medida que sintam necessidade.

Não se esqueça da importância dos alongamentos no fim das suas caminhadas, e de qualquer outro exercício.

2. Hidroginástica

Assim como a natação, a hidroginástica é um dos exercícios físicos para idosos mais completos.

Através desta atividade, os idosos conseguem trabalhar a respiração e todos os músculos e articulações do corpo. A par disso, as dores corporais diminuirão e a resistência e equilíbrio irão aumentar.

3. Yoga

A yoga é um ótimo exercício físico para idosos pois ajuda a trabalhar a flexibilidade, melhorar a postura e o equilíbrio, bem como fortalecer os músculos e ossos.

A título de exemplo, a osteoporose, uma doença comum na terceira idade, pode originar fraturas espontâneas ou fraturas por pequenos impactos que podem ser causados pelo simples ato de espirrar ou tossir. O yoga consegue ajudá-lo tanto no fortalecimento dos ossos, como no controlo da respiração.

4. Exercícios com halteres

Os exercícios com halteres são uma ótima ferramenta para melhorar a saúde dos músculos e a resistência dos idosos. E são várias as opções que tem. Deixamo-lo com duas sugestões:

  • Bíceps com halteres: sentado numa bola de pilates ou numa cadeira, o idoso deve segurar um haltere em casa mão. Com as mãos viradas para a cima, deve elevar os halteres lentamente em direção aos ombros, e depois baixá-los novamente, sempre com os cotovelos junto ao tronco. Faça 10 repetições de cada vez.
  • Prensa de ombros: sentado no mesmo local, o idoso deve segurar um haltere em cada mão, pela zona dos ombros. Depois, deve esticar os braços para cima, empurrando os halteres para cima, e voltar à posição inicial. Repita 10 vezes.

Mantenha-se em forma com a Wegho!

Com a equipa de Personal Trainers da Wegho é possível manter-se ativo e saudável, seja qual for a sua idade, mesmo sem sair de casa!

Os nossos Personal Trainers são profissionais especializados e preparados para o ajudar em todas as suas necessidades, incluindo a criação de planos de exercício físico para idosos e o acompanhamento em todas as fases do processo.

Pode treinar a partir de sua casa, no parque, na praia ou em qualquer outro local que o agrade, sem se preocupar com os materiais para as atividades, pois a Wegho trata de tudo.

Conheça o nosso serviço de Personal Trainer e agende já o seu primeiro treino aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *