Press "Enter" to skip to content

Regresso às aulas: prepare as crianças para voltar à escola

Wegho

A corrida para o regresso às aulas já começou. Entre manuais, cadernos, lápis, transportes e atividades, é normal sentir-se perdido, especialmente se for o primeiro filho a ir para a escola.

Com a ajuda da Wegho, vai poder organizar-se e garantir que tem tudo o que é necessário para o regresso às aulas.

Preparar o regresso às aulas em 5 passos

Passo 1: Prepare as crianças para o regresso às aulas

Muitas crianças ficam entusiasmadas com o regresso às aulas. No entanto, também existem crianças que não se sentem tão motivadas quanto isso.

Para evitar que as primeiras semanas sejam custosas tanto para elas, como para os próprios pais, é importante preparar as crianças, implementando as rotinas de tempo de escola.

Está na hora de ajustar o relógio de toda a família: horários de refeições, de deitar e de acordar, de lazer e de atividades extracurriculares, entre outros.

Desta forma, verá que as crianças não vão sofrer tanto com as alterações de rotina.

Passo 2: Trate do material escolar com antecedência

Antes de comprar o que quer que seja, deve perceber o que já tem em casa. Se ainda sobraram cadernos do ano anterior ou se as canetas e lápis ainda estão em bom estado, não há necessidade de comprar novo material escolar. Faça uma lista com aquilo que já tem.

Verifique, também, a lista de material que os professores irão solicitar, para evitar comprar material que não será utilizado em nenhum momento.

Depois, avalie a lista de material necessário fornecida pelos educadores e compare com a lista de material que já tem em casa e compare-as. O que faltar, deve ser comprado.

Uma ótima forma de despertar o interesse das crianças no regresso às aulas é envolve-las no processo de compra dos materiais escolares. Desde os manuais, à mochila, passando pelas canetas, cartolinas e lápis, deixe-as participar na ida às compras.

Passo 3: Prepare o espaço de estudo

Depois de ter o material escolar comprado, é importante organizar o espaço de estudo da criança, que deverá ser pensado ao pormenor, pois será o local onde a criança passará grande parte do tempo a preparar-se para testes e outros projetos escolares.

Escolha um local reservado da casa, onde a criança possa estar concentrada e não ser interrompida constantemente. Pode ser no escritório, num recanto da sala ou no próprio quarto da criança.

Se ainda não tiver, adquira uma secretária, uma cadeira, material de escritório e de estudo, bem como espaço de arrumação para guardar tudo o que está relacionado com a escola. Garanta que a decoração motive a criança a estudar.

Passo 4: Visite a escola e conheça os professores

Não espere pelo regresso às aulas para conhecer as instalações, especialmente se forem novas e não tiver quaisquer referências da escola.

O mesmo se aplica aos professores. É importante estar envolvido com o pessoal docente e não docente, pois estas serão as pessoas que passarão mais tempo com as crianças durante o seu tempo de escola.

Leve as crianças consigo e divirtam-se a explorar a (nova) escola e a imaginar os belos momentos que estas á passarão.

Passo 5: Escolha o meio de transporte e atividades extracurriculares

Se não existe a possibilidade de levar os seus filhos todos os dias à escola, não espere pelo regresso às aulas para tratar deste problema.

Explore os meios de transporte que a sua zona de residência oferece e escolha o mais adequado. Caso estes não o agradem ou não existam de todo, pode sempre conjugar o seu horário de trabalho com atividades pedagógicas extracurriculares, para a criança estudar, praticar desporto ou simplesmente divertir-se enquanto espera por si.

Alguns locais que dispõem deste tipo de atividades pedagógicas e extracurriculares, oferecem a hipótese de levar as crianças a casa. Descubra aquilo que a criança mais gosta de fazer e articule com o horário de ambos.

A Wegho ajuda-o no regresso às aulas!

Cada vez mais famílias recorrem a serviços de Babysitting por não conseguirem ter o tempo desejado para brincar com as crianças ou ajudá-las na sua rotina escolar, por terem horários incompatíveis com os convencionais ATLs, infantários e escolas, por não poderem ficar com os filhos quando surge algum compromisso, ou porque simplesmente preferem que as crianças sejam acompanhadas por profissionais, num ambiente mais privado.

Se se revê em alguma destas situações, a Wegho é a ajuda de que precisa! Com o serviço de Babysitting da Wegho, consegue agendar um serviço de cuidado e acompanhamento de crianças na hora que lhe for mais conveniente.

O período mínimo de agendamento é de 3 horas e o número de prestadores recomendado varia com o número de crianças e as suas idades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *