Press "Enter" to skip to content

Primeiro dia de aulas: como lidar com a separação

Wegho

O primeiro dia de aulas é um dos momentos mais difíceis, quer para as crianças, quer para os pais. Conheça os truques da nossa equipa que o vão ajudar nesta altura do ano!

Primeiro dia de aulas e a dor da separação

Depois de meses ou anos dedicados exclusivamente à criança, esta e os próprios pais têm dificuldades em distanciar-se, especialmente no primeiro dia de aulas ou de creche.

O sentimento de não estar presente caso algo aconteça, caso a criança precise de ajuda ou do carinho dos pais, acaba por consumi-los.

Como lidar com a separação?

1. Garanta que tem tudo o que é necessário

Já tem tudo o que é necessário para o regresso às aulas? Garanta que tem tudo aquilo que é necessário para o primeiro dia de aulas. Não deixe os preparativos para o dia anterior. Isso só irá deixá-lo mais nervoso, assim como à criança.

Faça uma lista com tudo o que precisa: material escolar, transporte, seguros, uniforme, manuais. Não se esqueça de comparar o seu horário com o horário da criança.

Caso verifique que são incompatíveis, recorra a ajuda de profissionais para manter a criança ocupada durante a sua ausência. Uma babysitter pode ser a melhor solução.

2. Tranquilize a criança

O desafio passa por tranquilizar-se e tranquilizar a própria criança. Por mais pequenas que sejam, as crianças conseguem perceber as suas emoções e isso afeta-as.

Se demonstrar preocupação ou receio, a criança perceberá que algo não está bem e o primeiro dia de aulas tornar-se-á um momento complicado para ambos.

3. Não se sinta culpado

Em momentos como estes, os pais tendem a sentir-se culpados. Apesar de estarem conscientes que têm tudo planeado e que as suas escolhas foram as mais acertadas, é normal sentir-se angustiado por deixar os mais pequenos longe de si, ao cuidado de pessoas que pouco ou nada conhece.

Os sentimentos dos pais podem ser contraditórios, mas tente não os passar para as crianças.

4. Ajude a criança a adaptar-se à escola

Controle as suas emoções e ajude a criança a adaptar-se à escola, aos educadores e aos colegas. Deixe-a participar na escolha do material escolar, na primeira visita à escola, explique-lhe a importância daquele momento e transmita sentimentos positivos.

Se não controlar as lágrimas na hora de vir embora, a criança vai sentir que algo de mau vai acontecer. O que não corresponde à verdade. Quanto mais participativos e positivos os pais se mostrarem, melhor será o primeiro dia de aulas da criança.

5. Confie no tempo

O tempo ajuda a superar tudo, mesmo os desafios enfrentados no primeiro dia de aulas.

Com o passar do tempo, a criança irá tornar-se cada vez mais independente e encarar momentos importantes como estes com mais naturalidade. O mesmo acontece com os pais!

A Wegho ajuda-o no primeiro dia de aulas!

Cada vez mais famílias recorrem a serviços de Babysitting por não conseguirem ter o tempo desejado para brincar com as crianças ou ajudá-las na sua rotina escolar, por terem horários incompatíveis com os convencionais ATLs, infantários e escolas, por não poderem ficar com os filhos quando surge algum compromisso, ou porque simplesmente preferem que as crianças sejam acompanhadas por profissionais, num ambiente mais privado.

Se se revê em alguma destas situações, a Wegho é a ajuda de que precisa! Com o serviço de Babysitting da Wegho, consegue agendar um serviço de cuidado e acompanhamento de crianças na hora que lhe for mais conveniente.

O período mínimo de agendamento é de 3 horas e o número de prestadores recomendado varia com o número de crianças e as suas idades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *