Press "Enter" to skip to content

Férias escolares: sugestões de atividades para crianças

Wegho

Com a chegada do verão, as crianças têm as tão desejadas férias escolares. Caso não participem em campos de férias ou ATLs e simplesmente fiquem por casa, chegará a um ponto em que ficará sem ideias para as entreter. Neste sentido, hoje partilhamos algumas sugestões de atividades para ocupar os mais pequenos durante as férias escolares de verão.

Atividades para as férias escolares

Férias escolares por casa:

Mini chefes – Se há coisa que os miúdos gostam é de trabalhos manuais. Por outras palavras, meter as mãos na massa. Se permitir que as crianças participem nas lides domésticas, como cozinhar por exemplo, desde cedo vão incutir o sentido de responsabilidade, cooperação e organização.

O segredo é tornar estas atividades mais aborrecidas – arrumar o quarto, organizar os brinquedos, entre outras – em momentos de pura diversão.

Neste caso, sugerimos que os deixe ser mini chefes por um dia, fazendo bolachinhas, limonada, bolos ou gelados em família.

Leia também: 5 atividades pedagógicas para entreter as crianças

Pequenos Picassos – Ainda dentro do tema dos trabalhos manuais, uma das sugestões que temos para estas férias escolares é pintar. Não há nada mais simples do que oferecer tintas e folhas de papel, pode até ser papel reciclado, e deixar a criatividade fluir. Saiba como fazer papel reciclado em casa. Por fim, ainda poderá decorar a casa com as suas obras de arte.

E viveram felizes para sempre… – as crianças adoram brincar ao “faz de conta” – imaginam que são pais, que são médicos, que são professores e por aí fora. Incentive-os a fazerem pequenas peças de teatro e a apresenta-las à família, como se de um espetáculo real se tratasse.

Isto ajuda-os a estimular a sua criatividade e imaginação e a ficarem mais desinibidos perante os outros.

Atividades outdoor:

Uma noite no jardim – Qual é a criança que não gosta de acampar? Aproveite estas férias escolares para realizar este sonho dos mais pequenos.

Monte uma tenda no jardim de sua casa para poderem acampar. Se preferir, pode deixá-los numa tenda só para eles e montar uma tenda para os adultos, junto à deles. Assim, vão sentir que estão (quase) por conta própria, o que os tornará mais independentes e aventureiros.

Não se esqueça de preparar os sacos de cama, almofadas, brinquedos e algumas atividades tão típicas de acampamentos: contar histórias, criar o ambiente “à volta da fogueira”, cantar algumas músicas, ver as estrelas e comer marshmellows. Deixe-os participar em toda a preparação. Eles vão adorar!

Água à mistura – Nos dias mais quentes das férias escolares de verão, o que as crianças mais querem é refrescar-se. Vá com eles até à praia ou à piscina.

Se preferir, pode montar uma pequena piscina no jardim lá de casa e deixá-los brincar. Pode, ainda, encher diversos balões de água ou recorrer a pistolas de água para as crianças fazerem batalhas. Vai ser difícil pará-los!

Não se esqueça de evitar as horas de maior calor e de adotar os cuidados necessários para a exposição solar.

Jogos tradicionais – brincar à apanhada, às escondidas, fazer caças ao tesouro ou jogos de tabuleiro, são ótimas formas de ocupar as crianças durante as férias escolares. Podem brincar entre elas ou com toda a família.

O mais importante é incutir valores como o espírito de equipa e fair play em todas as atividades de grupo.

À procura de uma nanny para as férias escolares?

Se sentir que precisa de apoio, consulte os nossos serviços de Nanny.

Cada vez mais famílias recorrem a serviços de Nanny Férias por não conseguirem ter o tempo desejado para brincar com as crianças, por terem horários incompatíveis com as suas férias escolares ou porque simplesmente preferem que as crianças sejam acompanhadas por profissionais, num ambiente mais privado, mesmo em tempo de férias.

Se se revê em alguma destas situações, a Wegho é a ajuda de que precisa! Com o serviço de Nanny Férias da Wegho, consegue agendar um serviço de cuidado e acompanhamento de crianças durante as férias, no período de tempo que lhe for mais conveniente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *