Acompanhamento de Crianças

Atividades ecológicas para crianças: um fim de semana divertido!

Este artigo é para as famílias sustentáveis e eco-friendly que procuram formas de divertir os mais novos. Se nos segue, sabe que na Wegho somos apologistas de um estilo de vida em grande sintonia com o Meio Ambiente, sempre oferecendo soluções amigas do planeta. Por isso, chegou mesmo ao sítio certo. Hoje partilhamos consigo uma lista de atividades ecológicas para crianças, especialmente desenvolvida para passarem um fim de semana bem divertido.

É nestes momentos que os adultos têm um papel muito importante para o desenvolvimento das crianças. E promover um estilo de vida ecológico é essencial para que os pequenotes vejam o quão divertido pode ser viver com sustentabilidade.

Atividades ecológicas para crianças: ideias para todos

Bem sabemos que o que agrada a um menino, pode não agradar a outro. Por isso, criámos uma lista de atividades ecológicas e sustentáveis para todos os gostos. Dos miúdos aos graúdos, há experiências para todos os interesses e idades. Descubra tudo!

#1 Fazer decorações caseiras

Lembra-se de quando lhe demos dicas para um Natal mais sustentável? A verdade é que não resistimos em sugerir estas decorações de novo. As fitas de rodelas de limão e laranja podem ser utilizadas em qualquer altura do ano, por isso, porque não? Para além de darem muita cor e alegria à casa, são muito divertidas de preparar. Coloque-as como heras numa parede branca e o resultado não poderia ser melhor!

#2 Plantar um feijão

O feijão é um alimento muito fácil de plantar em casa e os resultados são bem visíveis em pouco tempo (o que torna a motivação das crianças maior!). Para esta atividade ecológica, apenas precisa de um vaso, terra e uns grãos de feijão. “Só isto?” Isso mesmo! Uma experiência que os miúdos vão adorar e, ao fim de 3 dias, o feijão começa a germinar. Emocionante!

#3 Pintar mobiliário antigo

Sabe aquela cómoda aí em casa, já manchada pelo tempo? Se gostaria de lhe dar uma nova vida, acredite: as crianças são excelentes companhia para isto. Por verem o mundo com olhos mais puros, são capazes de sugerir desenhos e combinações de cores absolutamente únicos. Não lhes limite a criatividade. Afinal, estas atividades ecológicas foram pensadas para crianças e, na verdade, esse móvel estava parado há muito tempo. Depois de pintado, chega a parte desafiante: decidir onde colocar esta obra de arte. 😊

#4 Produzir instrumentos musicais com sementes

Tão simples e tão divertido! Esta é uma daquelas ideias que nos faz questionar “como é que não pensei nisto mais cedo?!”. Para fazer instrumentos musicais ecológicos só necessita de um frasco de vidro (por exemplo, da conserva do almoço) e grãos de arroz, feijão ou sementes. Depois, basta colocar a tampa… e que comece o concerto! Para criar mais emoção à volta desta brincadeira, porque não pintarem os vossos frascos e recipientes com características de diferentes instrumentos? Fazer as cordas da guitarra, as teclas do piano ou desenhar os furinhos de uma flauta. Uma orquestra perfeita!

Agora que estou dias estão cinzentos, pode ser duro sair com os miúdos. Olhamos pela janela e vemos um temporal desfeito. O vento ouve-se à janela e faz tanto frio, que a vontade de sair de casa perdeu-se. Reviu-se neste cenário? Pois, certamente que muitas outras famílias também. Mas com as atividades ecológicas para crianças que aqui sugerimos, não há razão para não trazer a Natureza e a diversão para dentro de portas. Com produtos ou objetos que tem em casa, conseguirá transformar os fins de semana dos miúdos em experiências memoráveis para todos!

%d bloggers like this: