Dicas de Limpeza

Limpar pratas em casa: truques infalíveis

Certamente que terá peças de prata em casa. Não acredita? Quer sejam faqueiros, travessas, artigos de decoração ou bijuterias, muito provavelmente este é um material que faz parte da sua casa. Infelizmente, não é fácil manter estas peças brilhantes por muito tempo, uma vez que têm tendência para oxidar e escurecer. Mas não se preocupe. Vamos dar-lhe truques infalíveis para limpar pratas em casa, sem muito esforço. Só precisa de tempo e, claro, de dedicação. Mas acredite: este trabalho compensa. Não há nada como pratas brilhantes, bonitas e vistosas! 😊  

Bicarbonato de Sódio

Se costuma seguir o nosso Blog, não é de admirar que ouça falar deste composto químico. Sim, somos fãs de bicarbonato de sódio, pois é um dos grandes aliados para truques de limpeza caseiros. Para tirar o cheiro do caixote do lixo, remover nódoas de tapetes ou acabar com o calcário no wc, muitas são as finalidades deste produto natural.

Para limpar pratas em casa, basta misturar bicarbonato de sódio e água quente em partes iguais até formar uma pasta espessa. Depois, utilize um pano seco de algodão e esfregue cuidadosamente a peça para não riscar. E está pronto!

Pasta de Dentes

Sim, parece estranho. Mas acredite que funciona. Graças ao flúor presente nestas pastas dentífricas, é possível abrilhantar as pratas de sua casa: das peças mais pequenas às maiores. Isto acontece porque o flúor dissolve a camada escura formada sobre o argento.

Coloque uma boa dose de pasta dos dentes branca sobre a peça, espalhando-a com os dedos ou com um pano de algodão. Esfregue suavemente por toda a área e, se necessitar, adicione mais pasta. O importante é que tudo fique bem coberto e limpo. Depois, retire o excesso e enxague muito bem com água.

Vinagre

Outro ingrediente que guardamos sempre na despensa. O vinagre branco, assim como o bicarbonato, é um produto essencial nestes truques caseiros. Graças à sua composição, consegue trazer de volta o brilho perdido das suas pratas sem grande esforço.

Num recipiente, adicione 3 colheres de vinagre branco, 500ml de água quente e 1 colher de detergente da loiça. Mergulhe as pratas nesta solução e deixe repousar durante cinco minutos. Agora, é altura de humedecer um pano de algodão nesta mistura e limpar todas as pratas com suavidade. Depois, enxague bem e deixe secar ao ar livre.

Casca de banana

Se achava que pasta de dentes era eficaz para limpar pratas em casa, então deve estar ainda mais surpreendido com esta dica. Sim, casca de banana. Sabia que as cascas deste superalimento são, desde há muitos anos, usadas para limpar prata?

Para tal, basta usar o interior branco das cascas nas peças a serem polidas e depois lustrar com um pano seco, limpo e macio. Tanto pode usar as cascas por si só para a limpeza das pratas ou como substituto do pano de algodão, utilizando os produtos acima.

Quatro truques tão simples e tão práticos para uma tarefa que parece tão exaustiva. Mas, já sabe, é assim que gostamos sempre de o surpreender. 😊 Com ingredientes naturais e que certamente terá por casa, consegue trazer de volta o brilho às suas pratas, mantendo-as elegantes e vistosas por muito mais tempo. Experimente e conte-nos os resultados!

%d bloggers like this: