Press "Enter" to skip to content

Como tirar calcário da sanita e do chuveiro?

Wegho

Pode parecer difícil a missão de tirar calcário das superfícies da casa de banho, porém não é uma tarefa impossível. Existem técnicas que devem ser veementemente aplicadas se quiser obter resultados duradouros.

Para aprender a tirar calcário, antes de mais nada, temos de ter em mente o que é isto do “calcário”. O calcário é basicamente um composto de cálcio que surge em superfícies de louça, ou cromados, e em utensílios domésticos que estejam frequentemente em contacto com a água. Assim, compreende-se a razão pela qual as casas de banho são um dos grandes alvos deste problema doméstico.

Os vasos sanitários, bem como as banheiras/chuveiros, são das áreas mais comuns onde se encontra calcário acumulado. Para a remoção total destes sedimentos é necessário ter os produtos de limpeza certos e um conhecimento especializado para tal. Na Wegho temos os serviços indicados para este fim.

Será fácil tirar calcário, se estes passos forem cumpridos:

Tirar calcário das sanitas

  1. Descarregue o autoclismo. Assim está a garantir que os resíduos orgânicos sejam removidos na totalidade.
  2. Baixe o nível da água. Enquanto a descarga estiver a funcionar, gire a válvula de ajuste no sentido oposto, de modo a que o vaso sanitário fique praticamente vazio.
  3.  Aplique um removedor de calcário eficaz. Espalhe o produto na bacia do vaso, bem como nas suas extremidades, e deixe atuar pelo menos 30 minutos.
  4. Introduza o piaçaba no produto anti-calcário. Antes de despejar o autoclismo, coloque verticalmente a escova sanitária no líquido ainda existente, de modo a higienizar esta parte.
  5. Enxague. Descarregue a água e deixe que o produto remova o calcário, desde as superfícies até às tubagens. 

Tirar calcário dos chuveiros

  1. Vai precisar de ter uma panela de metal, removedor de calcário, água quente, uma toalha e uma escova de dentes velha.
  2. Retire o chuveiro da tubulação. Por norma, é possível retirá-lo manualmente, se não for possível utilize uma ferramenta apropriada para o desencaixar.
  3. Aqueça a panela com cerca de um litro de água. Quando estiver numa temperatura ideal adicione a solução de remoção do calcário.
  4. Deixe o chuveiro imerso no preparado durante 30 minutos a uma hora.
  5. Remova os resíduos de calcário com o auxílio de uma escova de dentes que já não use.
  6. Limpe tudo com um pano seco e volte a encaixar na tubagem.

Para casos menos densos de acumulação destes resíduos, é possível tirar calcário em utensílios de cozinha, como chaleiras e cafeteiras, bem como em superfícies como a sanita, o chuveiro, entre outros, com soluções fáceis de preparar. Estas são compostas por: vinagre branco e água em quantidades iguais, vinagre e sal diluído em água, sumo de limão ou bicarbonato de sódio em água quente.

Lembre-se que se fizer deste tipo de limpeza uma rotina, no futuro tirar calcário não se apresentará como um problema difícil de ser contornado. Ter uma casa de banho com um ar asseado e brilhante, principalmente a zona da sanita, é um excelente cartão de visita para qualquer pessoa, pois denota limpeza nas restantes áreas. Saiba como aprender os truques mais eficazes aqui.

Pronto para se ver livre do calcário com a Wegho?

Experimente os serviços de limpeza doméstica dos nossos conceituados profissionais. Peça já o seu orçamento, sem qualquer custo associado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *