Press "Enter" to skip to content

4 razões para fazer a manutenção do ar condicionado na sua empresa

Wegho

Pó, fungos, bactérias, ácaros…tudo coisas que ninguém gosta de ouvir na hora de pensar na manutenção do ar condicionado. E tudo coisas que dão razão à frase “o ar condicionado faz mal à saúde”. Contudo, o problema não é o ar condicionado, é a sua correta manutenção e limpeza.

Essencial para o bem-estar da sua equipa, a manutenção do ar condicionado garante que a circulação do ar dentro do espaço é saudável. Mais do que ter a temperatura ideal, é importante que esteja atento aquilo que não se vê ou se sente de imediato: os tais fatores que mencionamos logo no início. É para evitá-los que é necessária uma correta manutenção do ar condicionado. 

Em Portugal, o Regulamento dos Sistemas Energéticos de Climatização em Edifícios foca-se na eficiência, racionamento energético e na qualidade do ar promovido por estes aparelhos. Importa salientar que este regulamento ressalva a importância de um plano de manutenção preventiva, onde se podem incluir as operações de limpeza e manutenção do ar condicionado.

Estes 4 fatores vão fazê-lo estar mais atento à manutenção do ar condicionado

1. Constipações em cadeia

Estamos no Inverno e basta um membro da sua equipa estar a trabalhar constipado que no dia seguinte surge mais um com os mesmos sintomas. E depois outro e outro. O ar condicionado é um incubador perfeito de doenças. É um aparelho húmido, quente e expele tudo o que tem na circulação do ar. Só através de uma eficaz limpeza consegue evitar estas constipações em cadeia.

2. Garantir o bem-estar de colaboradores com alergias, asma ou outros problemas respiratórios

O número de pessoas com alergias e problemas respiratórios tem aumentado consideravelmente nos últimos anos. A poeira e pólenes acumulados nos filtros do ar condicionados, quando não são limpos, voltam a circular no ar. E o que acontece depois? Olhos vermelhos, garganta irritada, espirros, tosse, dores de cabeça. A manutenção do ar condicionado é essencial para quem tem um sistema respiratório mais sensível. Alie à manutenção uma limpeza do escritório exímia e verá o bem-estar da sua equipa a aumentar.

3. Maior longevidade do aparelho 

Não é novidade que a manutenção de qualquer aparelho aumenta a sua vida útil. Ao fazer a manutenção do ar condicionado, a probabilidade de ocorrer alguma falha diminui. Manter os filtros limpos e o ar condicionado de acordo com as normas do fabricante são dois passos essenciais para aumentar a sua longevidade. Saiba as vantagens de contratar um profissional Wegho para realizar esta manutenção por si.

Tome nota, com um plano de manutenção preventiva evita a acumulação de substâncias nocivas para a qualidade do ar e evita a corrosão do aparelho. 

4. Menos despesas com o ar condicionado 

A limpeza regular é a forma mais eficaz de reduzir as despesas com a manutenção do ar condicionado. Por exemplo, a acumulação de sujidade nos filtros pode levar ao sobreaquecimento do aparelho e, por consequência, a um aumento da energia consumida.

Por outro lado, como já referido, a manutenção do ar condicionado quando feita de forma preventiva, aumenta a sua durabilidade, reduzindo a necessidade de novos investimentos nestes aparelhos.

E, por último, se o ar condicionado está limpo e a funcionar em pleno, a sua equipa respira melhor e com mais qualidade. Isto significa menos doenças, mais bem-estar e mais produtividade. 

A manutenção do ar condicionado deve ser feita por profissionais

A Wegho trabalha com profissionais experientes na área. Descubra o nosso serviço de manutenção de ar condicionado aqui. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *