Acompanhamento de Crianças

7 Atividades em Família em Casa

O inverno chegou e, com ele, trouxe aqueles dias de chuva, vento e frio que nos obrigam a permanecer em casa. Durante os próximos meses, temos de dizer adeus aos planos no parque, aos passeios à beira-mar e aos almoços na esplanada. Mas não pense que é difícil entreter os miúdos nos meses de inverno. Com as nossas ideias de atividades em família em casa, verá que vai conseguir ter momentos bem divertidos e que irão despertar o lado criativo dos pais e das crianças. 😊

Jogos de inverno dentro de casa para pais e filhos

#1 Adivinhar o objeto

Esta é uma atividade muito fácil de preparar e que desenvolve o lado sensorial dos mais novos. Pegue em diferentes objetos que tem em casa (por exemplo: uma bola, um tapete, uma rolha, um caderno, feijões secos, uvas descascadas, entre outros) e coloque-os em cima de uma mesa. Cada elemento da família terá de vendar os olhos e, apenas com as mãos, conseguir perceber de que objeto de trata e a que zona da casa pertence. O importante é que encontre produtos com texturas muito diferentes e, claro, que escolha uns objetos mais difíceis que outros.

#2 Criar um desenho em conjunto

Aqui, o objetivo é que todos os elementos da família criem uma obra de arte partilhada. Para tal, arranje uma grande folha de papel (recomendamos em formato A2 ou A1) e artigos de desenho de várias cores diferentes (lápis, marcadores e pincéis). Em conjunto, decidam o tema da obra (por exemplo: “Um dia no Parque”, “A vida em 2050” ou “Uma aventura em família”). Agora, é hora de alguém começar o desenho. O próximo adiciona elementos que continuem a obra e passa o lápis ao familiar. E assim sucessivamente até o desenho estar acabado. Será um retrato desenvolvido através da mistura de talentos, de capacidades e, claro, de amor. ❤️

(Caso haja alguma sujidade pós-obra de arte, não se preocupe. O nosso serviço de Manutenção limpa toda a casa numa questão de horas.)

#3 Jogo da memória visual

Nesta atividade, queremos que cada elemento da família teste a sua memória visual. Para jogar, basta pegar em 10 objetos conhecidos por todos e coloca-os em cima da mesa. O jogador tem 30 segundos (ou mais, consoante as necessidades que os pais compreendam) para observar e memorizar todos os objetos na mesa. Depois, este afasta-se e tapa os olhos. Os outros participantes escolhem um artigo e removem-no. Voltam a chamar o jogador e este tem 1 minuto para observar os 9 objetos e perceber qual desapareceu.

Outra forma de jogar este jogo é, em vez de esconder um dos objetos, mudar a disposição deste com outro. A finalidade é o jogador perceber o que mudou de lugar, e com o quê. Muito versáteis e divertidas, são atividades em família em casa que todos vão adorar! 🥰

#4 O Jogo do Camaleão

Quem se lembra de jogar ao Camaleão, quando era mais novo? Esta era uma atividade que todas as crianças adoravam e que, certamente, os pais adoravam observar. Agora que as crianças cresceram e se tornaram pais, é hora de reavivar a memória com estas atividades em família em casa.

O jogador principal (caçador) diz “Camaleão!” e os restantes respondem: “De que cor?”. O jogador escolhe uma cor e, imediatamente, todos os restantes membros da família começam a correr, à procura de um objeto dessa mesma cor. Enquanto isso, o caçador corre atrás dos seus familiares e, se os apanhar antes deles encontrarem o objeto, ganha.


Neste artigo de Blog damos-lhe mais 3 atividades que pode fazer com as crianças, dentro de casa. Como vê, não é difícil tirar os miúdos do telemóvel e da televisão e fazer atividades em família em casa. Basta vontade dos pais, filhos entusiasmados e muuuita criatividade. 😊

Se gosta de conteúdos sobre Acompanhamento de Crianças, temos uma secção totalmente dedicada a essa temática no Blog Wegho. Descubra-a aqui:

%d bloggers like this: