Press "Enter" to skip to content

O que fazer nas férias de verão? 6 atividades em família

Rita Dias Costa

Vivemos num mundo altamente tecnológico e isso reflete-se mesmo durante as férias em família. Reconhece este cenário? Crianças em frente ao computador horas a fio e os pais no smartphone, a responder a e-mails e chamadas do escritório. Se não sabe o que fazer nas férias de verão e procura afastar-se da dependência tecnológica com atividades pedagógicas, a Wegho tem algumas ideias fantásticas. Abaixo, apresentamos as nossas sugestões de atividades em família, perfeitas para todos os gostos e idades.

Atividades em casa

Maior ou mais pequena, com mais ou menos comodidades disponíveis, a verdade é que em casa há sempre dezenas de formas garantir a diversão em família. Por isso, agarre o seu tempo livre e prepare-se para fugir da rotina!

·         Cozinhar é divertido

Um avental para cada, muita farinha e bancadas sujas: este será o resultado de uma cozinha partilhada! Se não sabe como ensinar o seu filho a cozinhar, fazê-lo de forma divertida é a melhor solução. Procure receitas de bolachas de manteiga, salame de chocolate ou brownies. Estas são receitas fáceis e que incluem a mistura da massa com as mãos: que miúdo consegue resistir a essa emoção?!

·         Pintar pedras

Esta é uma das brincadeiras mais versáteis. Para tal, basta apanhar pedras lisas e pouco irregulares na praia e pegar em tintas acrílicas e pincéis. Depois, cada elemento da família pode pintar a sua pedra com a sua temática favorita: padrões abstratos ou personagens. No final, os adultos podem utilizá-las para decorar a casa (na parede, como pisa papéis ou como centro de mesa) e os mais novos podem criar um teatro com as personagens pintadas. Fantástico, certo?

·         Dormir numa tenda

Todas as crianças adoram a emoção de estar dentro de uma tenda. No entanto, se não é possível irem acampar juntos, em família, porque não trazer esse espírito de campismo até casa? Para uma noite de campismo caseiro, monte uma tenda no centro da sala, abra os sacos-de-cama dentro e traga as lanternas.  Se quiser levar esta brincadeira mais a sério, podem até fazer as refeições sentados no chão, como bons campistas. Tudo preparado?

Atividades fora de casa

E porque não aproveitar o sol lá fora com atividades em família memoráveis? Ponha de lado os planos aborrecidos e descubra algumas ideias muito divertidas no exterior. Assim, irá garantir que os seus filhos absorvem ar puro, enquanto brincam no que temos de mais precioso: a Natureza.

·         Cinema ao ar livre

Julgava que este conceito de cinema estava ultrapassado? Desengane-se, pois o cinema ao ar livre é uma das grandes atrações para toda a família. Com um programa bastante diversificado, estas iniciativas, normalmente gratuitas, já aconteceram em diferentes localidades do país. Então, mantenha-se informado e aventure-se. Esse será, certamente, um filme dos bons.  

·         Fazer um piquenique

Fazer um piquenique em família é sempre uma atividade muito enriquecedora, mas o melhor é mesmo levar as iguarias que os mais novos prepararam (lembre-se da primeira dica deste artigo). Para além de se sentirem orgulhosos das suas criações, poderão saboreá-las num parque público, bem no coração da Natureza. Para muitas famílias, o parque da cidade é uma boa opção. No entanto, sugerimos também pegar no carro e fazer alguns quilómetros para conhecer novos parques para piqueniques em Portugal. Vale sempre a pena!

·         Ir à biblioteca

Esqueça a ideia de que ir à biblioteca é aborrecido e que serve apenas para ler livros. Felizmente, essa não é a realidade das bibliotecas municipais em Portugal, uma vez que estas entidades organizam inúmeras atividades didáticas, principalmente durante o verão. Desde artes plásticas, caça ao tesouro, pinturas faciais, teatros e muito mais. Para além de se divertirem, desenvolverão novas capacidades e, quem sabe, farão novos amigos!

💙 Um desafio Wegho para si:

Imprima esta página e vá riscando cada atividade que conseguir cumprir, este Verão. No fim das férias escolares, volte a pegar na folha e veja quantas ideias foram riscadas. Depois, veja o resultado. Quantas mais linhas estiverem rasuradas, mais atividades em família foram feitas. No final, verá mais alegria partilhada e mais memórias criadas!

A Wegho deseja-lhe umas Boas Férias!

Comments are closed.