Saúde e Bem-Estar

Técnicas para lidar com o stress que vão mudar a sua vida

Está presente nas nossas vidas, quer seja em grau elevado ou em pequenas partes. Das pressões profissionais às fragilidades da vida pessoal, este é um dos grandes males do século 21. Sabe do que falamos? Claro, do stress. Ainda que seja difícil levar uma vida 100% plena, há muitas formas de aprender a lidar com o stress. Reconhecê-lo é o primeiro passo.

Neste Dia de Consciencialização do Stress, criado em 1998 no Reino Unido para incentivar a promoção do bem-estar individual, trazemos-lhe algumas dicas para entender e gerir os sintomas de stress. Porque queremos fazer parte de todos os cantinhos da sua vida. ?

O que é o stress?

Não precisamos de nos alongar muito neste tema. Todos nós sabemos o que é o stress, quer por sintomas emocionais, comportamentais, físicos ou cognitivos.

Taquicardias, mudanças de apetite, dores de cabeça, cansaço frequente, problemas digestivos, insónias, falta de ar, procrastinação, desconcentração ou irritabilidade fazem parte do leque dos sintomas mais comuns de stress – a resposta do nosso corpo a uma situação de pressão na nossa vida.

Mas… como gerir e lidar com o stress?

Esta é a grande questão que muita gente quer ver respondida. E há luz ao fundo do túnel! Se quer melhorar a sua qualidade de vida, temos dicas essenciais que o vão ajudar a concretizar esse objetivo.

Identificar as causas

Pegue numa folha de papel e escreva 5 tópicos que o incomodam ou que estão a prejudicar o seu bem-estar neste momento. Um projeto no trabalho, uma discussão com um amigo ou a relação com os seus filhos. Ao lado, proponha uma solução prática para a resolução do problema, como se o pudesse fazer num estalar de dedos. Identificar a causa do seu stress e encontrar uma resolução vai ajudá-lo a compreender melhor o seu interior.

Aprenda a relativizar

Será esse projeto assim tão monstruoso? Será que aquela discussão foi realmente relevante? Será que o mundo acaba se disser “Não” àquela pessoa? Questione-se e imagine diferentes cenários (realistas). O essencial é manter as coisas em perspetiva e aprender a ver um lado positivo em cada aspeto negativo da sua vida. Não se esqueça que é apenas um ser humano! ?

Entenda o poder da respiração

Inspirar. Expirar. É tão intuitivo, que nem entendemos a importância que a respiração tem para gerir e lidar com o stress. Saber controlar a respiração em situações de pânico ou ansiedade é uma virtude que deve mesmo estimular.

Sugerimos-lhe a Técnica de Respiração 4-7-8. Inspirar fundo durante 4 segundos, manter o ar dentro dos pulmões durante outros 7 e, por fim, expirar calmamente durante 8. Repita o ciclo as vezes que forem necessárias até se sentir mais calmo, relaxado e pleno. Garantimos que resulta!

Saia fora da sua mente

Muitas das pessoas que vivem em stress têm uma mente ruidosa. Pensar na dedicação e esforço ao trabalho, aos filhos, à relação, à família e ao animal de estimação preenche todos os segundos da vida destas pessoas. Se sofre deste mal, recomendamos-lhe que estimule a sua mente para pensamentos mais positivos, para novos hobbies e interesse ou para atividades didáticas. Ocupe a sua mente com conversas com amigos, com visitas a museus ou para aprender algo novo. Então, daí sairá alegria, criatividade e positividade. ?


Já pratica alguma destas quatro técnicas? Se não, desafiamo-lo a pôr em prática estas dicas para lidar com o stress. Caso tenha estes hábitos no seu dia a dia, porque não ler o Guia Wegho para uma vida mais saudável? A verdade é que todas estas temáticas se relacionam, num só ciclo de qualidade de vida e bem-estar. E o que importa é que diga adeus ao stress… de vez! ?

%d bloggers like this: