Dicas de Limpeza,  Limpeza

Erros comuns que deve evitar ao lavar carpetes

Sabia que deveria lavar carpetes, tapetes e alcatifas de sua casa, pelo menos, uma vez por mês? A limpeza regular e cuidada destes têxteis é fundamental – e não, não estamos apenas a falar por motivos estéticos. Falamos também por motivos de saúde, pela importância de eliminar ácaros, sujidade e poeiras que, dia após dia, estes tecidos acumulam.

Na verdade, muitas vezes descuramos da tarefa de lavar carpetes. E há várias razões para isso. Para além de dar trabalho, demoram a secar e, dependendo do tecido ou cor, é difícil reparar no quão sujos estão. Mas que são um dos lugares mais contaminados da casa, lá isso são!

Lavar carpetes: o que não deve fazer

Sem mais demoras, vamos ao assunto que o trouxe aqui. Leia as nossas dicas e descubra como limpar tapetes, prolongando a sua vida durante muito tempo.

Não seque os tapetes ao sol

Este é um dos erros mais comuns que muitas pessoas cometem. Secar tapetes ao sol é altamente desaconselhado, uma vez que os raios solares consomem o tecido, debotando a sua cor, e são capazes de queimar as fibras devido às altas temperaturas. Luz indireta e sombras são a solução.

Não esfregue as manchas a seco

Basta um deslize e a chávena de café ou o copo de sumo caem diretamente na carpete. O resultado? Uma mancha enorme e uma exclamação negativa. Mas não se preocupe. Caso isso aconteça, primeiro deve absorver a sujidade com papel de cozinha. Depois, é hora de pegar no Tapi Spotex, um tira-nódoas profissional, pulverizar e esfregar cuidadosamente com um pano húmido. E está pronto! Nada de esfregar a seco, no momento do pânico, ok?

Não use vassouras abrasivas ou duras

A intenção é boa, mas o material é mau. Varrer carpetes é essencial para levantar a sujidade, mas deve sempre fazê-lo com uma vassoura de cerdas macias, de forma a não danificar fibras. Neste caso, a sugestão é que lhe damos é que tenha uma vassoura ou escova própria para a limpeza dos tapetes. Para as restantes áreas da casa, utilize outra.

Não utilize maus produtos de limpeza

Sabia que alguns produtos de limpeza podem ser corrosivos para a carpete? Desde manchas, a estragos na sua composição, muitos são os “efeitos secundários” de utilizar maus produtos nos tapetes. Opte por soluções que sejam benéficas para o material e para a sua saúde – do bicarbonato de sódio ao Tapi Spotex. 😊


Estes são alguns dos 4 maiores erros que muitas pessoas cometem ao lavar carpetes. Agora que já conhece os seus inimigos, proteja-se deles e ofereça aos seus tapetes e alcatifas uma vida longa, brilhante, limpa e bem cuidada. E, agora que sabemos que dar o melhor para as suas carpetes, partilhamos consigo dicas infalíveis para tirar nódoas de tapetes.

Tem mais alguma dica do que NÃO fazer na hora de limpar estes têxteis? Deixe o seu comentário abaixo e partilhe as suas sugestões com a Comunidade Wegho. Adoramos receber as suas dicas!

%d bloggers like this: