Dicas da Wegho,  Dicas de Limpeza,  Limpeza,  Wegho

24 dias, 24 dicas de limpeza!

Está oficialmente aberta a época natalícia! E este ano a Wegho tem como presente muitas dicas de limpeza para lhe dar!

Lembra-se do Calendário do Avento cheio de chocolates que usava para contar os dias até ao Natal? Pois bem, a Wegho apresenta-lhe 24 dicas de limpeza que pode ir testando e partilhando com os seus amigos até ao Natal.

24 dicas de limpeza:

1 – Faça um calendário de limpeza até ao Natal

Ter rotinas estabelecidas é o primeiro passo para não se desleixar na organização da sua casa. Assim, ao ter um calendário de limpeza semanal poderá distribuir as diferentes tarefas pela a sua semana e conjugá-los com os outros afazeres do dia-a-dia.

Comece por escrever todas as lides que considera fundamentais para gerir na semana e com esta informação faça o seu calendário. Por exemplo: segunda feira trate dos quartos, terça feira as casas de banho, quarta feira da sala e por aí fora.

Se ficou curioso em como fazer o seu calendário de limpeza leia este artigo

2- Como evitar passar a ferro

Sabia que a rotação da centrifugação da máquina de levar é a grande responsável por criar vincos na sua roupa? A verdade é que quanto mais alta for a rotação mais rápida será a lavagem, mas infelizmente, não podemos ter o melhor dos dois mundos. Por isso, para reduzir as pregas e a roupa amarrotada reduza o nível de centrifugação.

Conheça aqui mais 4 dicas que o farão deixar o ferro de engomar de lado!

3- Eliminar manchas de mau cheiro da tábua da cozinha

A tábua de cortar é um dos utensílios culinários mais utilizados, visto que, é através da mesma que poderá iniciar a confecção de diversos alimentos. Por este motivo, é um grande acumulador de cheiros e manchas difíceis de remover. Para resolver este problema sugerimos que utilize metade de um limão, esfregue por toda a área e passe de seguida por água. 

Verá que a sua tábua de cozinha fica como nova!

4- Como tirar nódoas do tapete

Os tapetes são um objetivo decorativo que são essenciais para completar a harmonia de uma casa ou escritório. Contudo, acabam por ser o alvo de muitas manchas difíceis de remover. O nosso conselho para remover manchas difíceis é utilizar vinagre: misture uma porção de água para outra igual de vinagre e coloque esta mistura num borrifador. Por fim, aplique um pouco do preparado na nódoa e esfregue cuidadosamente com um pano húmido. E está pronto!

Descubra mais dicas neste artigo.

5- Como evitar a gordura do tabuleiro do forno

O grande segredo para evitar a gordura acumulada dos seus assados é o papel de alumínio! Antes de colocar os alimentos no tabuleiro, forre bem esta superfície com papel de alumínio. Seguidamente, coloque o alimento e os temperos sobre a folha. Por fim, deixe ir ao forno e cozinhe como o habitual. 

No fim da cozedura, passe o assado para uma travessa e deite o papel ao lixo. Verá que será mínima a sujidade que fica no tabuleiro.

6- Como tirar manchas de sangue da roupa?

Alguma vez se deparou a pôr a roupa suja na máquina e encontrar pequenas manchas de sangue? Pois bem, isto é mais frequente do que imagina. 

A nossa dica para remover manchas de sangue da roupa passa por utilizar água oxigenada. Basta deitar um pouco desta água sobre a mancha e esperar cerca de 10 minutos (tempo necessário para água oxigenada absorver o sangue). De seguida, passe por água e lave a peça de roupa normalmente. Verá que depois da lavagem não haverá vestígios da nódoa.

7- Como remover manchas de gordura na parede?

Se pretende remover nódoas de gordura na parede utilize bicarbonato de sódio. Comece por misturar o pó com um pouco de água morna até formar uma pasta. De seguida, coloque a pasta sobre a área suja e, com uma esponja suave ou pano liso, lave-a com movimentos circulares. 

No entanto, se a mancha for resistente, utilize uma mistura de vinagre branco destilado com água e repita o processo.Quer saber como remover outras manchas chatas das paredes de sua casa? Veja como neste artigo.

8- Como deixar as sapatilhas novas e brilhantes?

Infelizmente, as peças de roupa, acessórios e calçados não duram para sempre. Contudo, há certos cuidados que podemos ter para mantê-los por mais uns meses. Assim, a dica de hoje passa por lhe ensinar a limpar as suas sapatilhas:

Passo 1 – Aplique pasta dos dentes nas zonas mais afectadas pelo uso excessivo;

Passo 2 – Esfregue com um pequeno esfregão: pode mesmo utilizar uma escova dos dentes antiga!

Passo 3 – Retire todos os excessos de pasta dos dentes, limpando as sapatilhas com um pano ou esponja húmida;

9- Como remover nódoas de frutos vermelhos?

Se a fruta é um alimento que faz parte da sua alimentação diária, já deve ter se deparado com a dificuldade em remover nódoas de fruta da roupa, da toalha de mesa ou, até mesmo, do sofá ou carpetes. As manchas de frutos vermelhos são muitas vezes as mais temidas. No entanto, removê-las é mais simples do que julga. Utilize vinagre branco e aplique em boa quantidade sobre a nódoa, espere um pouco e esfregue suavemente o tecido. Após a mancha desaparecer, lave novamente o tecido.

10- Como limpar a ferrugem do fundo da sanita

Para remover as manchas de ferrugem que aparecem no fundo da sanita vai precisar de vinagre branco e bicarbonato de sódio. Comece por desligar o fluxo da água da sanita. Depois adicione duas canecas de vinagre branco e um pouco de bicarbonato de sódio dentro da sanita. Com a ajuda da escova de limpeza misture as duas soluções e deixe actuar por 15 minutos. Passado este tempo, despeje o autoclismo e a sua sanita estará como nova!

11- Como tirar o cheiro a cão do sofá

Os cães são os nossos melhores amigos e são autênticos membros da família. No entanto, temos que saber lidar com os odores, pelos e sujidades dos nossos amigos. Para remover o cheiro a cão do sofá, sugerimos que utilize bicarbonato de sódio. Misture o bicarbonato com água e pulverize o espaço que “cheira a cão” antes de se ir deitar. No dia seguinte, verá que o cheiro desapareceu completamente.

Quer saber mais truques para manter a casa arrumada com um cão? Então leia este artigo 

12- “Quais os primeiros passos para cuidar da minha nova planta?”

O primeiro passo a seguir quando traz uma nova planta para casa é encontrar o local ideal para a colocar. Assim que definir este local, aguarde cerca de 1 a 2 semanas. A planta precisará deste tempo para se adaptar às novas condições atmosféricas e começar a crescer de forma saudável. Para que este crescimento seja saudável e visível, é recomendado que troque de vaso e encontre o substrato adequado. Arranje um vaso novo e encha-o com o substrato até meio, depois coloque a planta e preencha o restante espaço com terra. Dica: A raiz nunca deve ficar na base do vaso, uma vez que limita o espaço e impede a sua normal evolução. Saiba mais neste artigo: Saiba como deve cuidar das plantas interiores

13- Porquê contratar um serviço de limpeza profissional?

Manter um serviço de limpeza profissional é essencial para garantir a qualidade de vida e bem-estar de quem o rodeia: quer seja em casa ou no escritório. 

Conheça 3 vantagens:

  • Poupa o seu tempo
  • Beneficia de produtos profissionais
  • A sua casa é cuidada por uma equipa qualificada

Se procura uma empresa de limpeza profissional moderna e inovadora que conjuga a excelência dos seus serviços com a excelência das suas profissionais, sugerimos que visite o nosso site e fique a saber mais sobre o que temos para oferecer.

14 – Como remover ferrugem do lava loiça

Utilize sal e limão para resolver este problema. Faça sumo de limão e deite sobre a mancha de ferrugem, logo de seguida, coloque sal e deixe atuar por 15 minutos.

Ao fim deste tempo, esfregue a mancha com uma escova de dentes antiga e diga adeus à ferrugem!

15 – Como limpar prata facilmente?

Forre um recipiente com uma folha de alumínio e junte 1 litro de água, 3 colheres de sopa de sal e bicarbonato de sódio. Coloque os objetos de prata dentro da mistura e deixe atuar cerca de 10 minutos. Remova o objeto e passe por água para remover o resto dos resíduos.

16- Como limpar vidros corretamente?

Se acha que o truque do jornal velho funciona, está muito enganado! A melhor forma para limpar as janelas e vidros é usar panos de microfibras. Sabia que estes panos têm dupla função? Para além de serem perfeitos para remover as poeiras são bastante úteis para fazer a secagem rápida e sem deixar resíduos. 

17- Como limpar manchas na madeira?

A madeira é o material que mais reina na casa de todos. Seja pavimento, portas ou mobiliário, saber como limpar torna-se bastante útil. Para remover manchas na madeira utilize um pano humedecido em água e álcool ou acetona na mesma proporção. Passe o pano sobre as manchas, garantindo que não está demasiado molhado e, no final, seque bem toda a superfície. Saiba como limpar pavimentos em madeira neste artigo.

18- Como lavar a máquina da loiça?

É aconselhável que faça a limpeza da máquina da loiça, pelo menos, 1 vez por mês. Para isso, comece por retirar todas as peças removíveis da máquina e coloque-as de molho em água quente e vinagre. De seguida, limpe o interior com um pano húmido e para os cantos utilize uma escova de dentes velha. Coloque de novo as peças que removeu e coloque uma tigela de vidro com vinagre para limpeza na prateleira de cima e no resto da máquina espalhe bicarbonato de sódio. Depois, é só ligar a máquina a temperaturas elevadas e verá que os fungos e maus cheiros desaparecem!

19- Como tirar gordura do tupperware?

Temos o truque ideal para remover a gordura acumulada que fica dentro da sua caixa do almoço! Coloque um papel de cozinha ou guardanapo dentro da caixa. Junte um pouco de água morna e detergente. De seguida, coloque a tampa e agite bem durante alguns segundos. Depois só tem que remover a mistura para o lixo e a gordura do tupperware desaparece!

20- Como tirar o mau cheiro do microondas?

Para remover o mau cheiro do microondas, use um limão cortado ao meio e coloque-o dentro de um copo de água. Deixe o microondas ligado até a água começar a ferver. De seguida, desligue-o e deixe a água ferviva por uns minutos no seu interior. Depois, retire o copo e passe um pano para remover a sujidade, gordura e mau cheiro!

21- Como secar os sapatos rapidamente?

Para acelerar a secagem dos sapatos, ténis ou sapatilhas depois da lavagem, utilize um saquinho de pano com arroz. O arroz é um excelente absorvedor de humidade o que facilitará todo o processo de secagem.

22-  Como remover manchas de café de tecidos?

Para limpar nódoas de café de tecidos aplique uma mistura de bicarbonato de sódio e água. Esfregue esta mistura sobre a mancha e a nódoa sairá em minutos.

Volte amanhã a este artigo, teremos mais uma dica para lhe ensinar!

Até amanhã! 🎄🤗

%d bloggers like this: