Press "Enter" to skip to content

Como limpar sofás de forma correta?

Wegho

É no sofá que normalmente encontramos moedas, os comandos da televisão e aqueles brincos que há tanto procurávamos. Sendo uma peça central de qualquer sala, pelos momentos e conforto que proporciona, é nos sofás que também vamos encontrar acumulada grande parte da sujidade lá de casa – desde migalhas, pelos de animais, pó ou nódoas. Por isso, os cuidados com o sofá nunca são demasiados. Devem ser higienizados e limpos de forma profunda e regular, tendo em conta as características dos seus tecidos e materiais, para não os danificar. Se está à procura da forma mais correta para limpar sofás, a Wegho deixa-lhe algumas dicas.

Como limpar sofás?

Para garantir uma correta limpeza e higienização, não basta aspirar e sacudir as almofadas. Limpar sofás requer alguns cuidados extra, mesmo a nível de produtos, para que estes durem mais tempo, mantenham-se bonitos e para não danificar os materiais e tecidos que os constituem. Os materiais mais habituais são couro, pele ou napa, camurça, veludo e tecido.

Limpar sofás de couro ou pele

Para evitar danificar a pele ou o couro, deve manter produtos de limpeza ácidos longe do seu sofá. Este tipo de sofás deve ser aspirado e lavado apenas com água morna e sabão ou detergente com um pH neutro.
Comece por aspirar o sofá, removendo a maioria do pó, migalhas e outro tipo de sujidade. Depois, humedeça um pano na mistura criada com o detergente e a água e passe em todas as zonas do sofá, incidindo nas zonas com manchas para conseguir removê-las na sua totalidade. Por fim, passe um pano de algodão seco, para retirar o excesso de água e secar completamente o sofá, e finalize com um hidratante ou um restaurador de pele ou couro adequado, deixando o seu sofá brilhante e protegido.

Limpar sofás de camurça ou veludo

Os sofás de camurça ou de veludo necessitam de bastantes cuidados no momento de os lavar, pois, com os produtos errados, podem ficar com manchas e marcar irreparáveis.
Comece por aspirar cuidadosamente todas as zonas do sofá, retirando a sujidade superficial. Depois, com uma escova adequada para estes materiais, escove no sentido do pelo, removendo a sujidade mais profunda e dando um aspeto renovado ao pelo. Por fim, utilize um pano macio e branco – para não tingir o sofá – humedecido em água e sabão natural para eliminar manchas e outras marcas e deixe secar. Verá que o seu sofá terá um aspeto muito mais cuidado.

Limpar sofás de tecido

Seguindo o mesmo processo apresentados anteriormente, comece por aspirar todas as zonas do sofá no sentido das fibras do tecido, para conseguir remover até mesmo a sujidade mais profunda.
Depois, com uma escova macia, humedecida em água morna com o detergente mais indicado para o tipo de tecido, remova todas as manchas. Termine com um pano limpo para retirar a água em excesso e secar o sofá.

Para encontrar o detergente mais indicado para o tecido do seu sofá, consulte as especificações do mesmo ou entre em contacto com a loja ou o fabricante onde adquiriu o mesmo.
Para evitar estragar o tecido do sofá, limpe as manchas – de café, molhos, chocolate, entre outras – no imediato com um pano húmido e detergente da loiça.

Em alguns casos, estes processos não são suficientes, pelo que poderá ser necessário recorrer a ajuda profissional, como a Wegho. No website pode agendar a sua limpeza, profunda ou de manutenção, ou pedir para entrarem em contacto consigo. Em poucos passos, pode ter a sua casa limpa, incluindo o seu sofá!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *