Press "Enter" to skip to content

Saiba como limpar todo o tipo de cadeiras

Wegho

A cozinha e a mesa de jantar são elementos centrais em qualquer casa. É onde a família se reúne para um bom momento em conjunto e uma boa refeição.

Mas por onde anda comida e por onde o tempo passa, os materiais vão-se desgastando e acumulando sujidades. As cadeiras são as primeiras peças a sofrer.

Limpar cadeiras não é difícil, mas devemos ter sempre em consideração o tipo de material de que são feitas.

Em qualquer limpeza, comece sempre por livrar-se do pó e de qualquer sujidade solta que esteja na cadeira, com um pano, uma escova ou um aspirador. Depois é aplicar a técnica adequada ao material da cadeira e limpá-la a fundo.

1. Limpar cadeiras de tecido

Nos tecidos onde não haja necessidade de uma limpeza a seco, podemos fazer uma mistura de água morna com vinagre (1L de água para ¼ de vinagre branco), molhar um pano nessa mistura e passá-lo por cima da cadeira.

Caso a sujidade se mantenha, substitua o pano por uma esponja e aplique bicarbonato de sódio na mistura.

2. Couro, pele e veludo

Neste tipo de materiais aconselha-se uma limpeza a seco. Para limpar cadeiras assim, aplique bicarbonato de sódio sobre o material e deixe-o atuar por algumas horas. Quando esse tempo passar, retire o bicarbonato com um aspirador de pó ou com uma escova macia.

Se a sujidade se mantiver, misture o bicarbonato de sódio com um pouco de sumo de limão ou vinagre branco até que tenha uma pasta consistente. Aplique-a sobre a sujidade, deixe atuar por alguns minutos e retire a pasta com um pano seco.

No caso da pele e couro pode terminar por passar um pouco de creme gordo por cima, de forma a hidratar melhor o material.

3. Limpar cadeiras de madeira

A madeira precisa sempre do mesmo estilo de tratamento, seja numa cadeira ou numa cómoda por exemplo, havendo depois ceras mais adequadas para cada tipo de madeira.

Comece por tirar toda a impureza da cadeira com uma esponja de aço, fazendo os movimentos na direção dos veios da madeira, para não a riscar. Passe um pano seco e acabe com a aplicação de uma cera sobre a madeira (como aquela que se aplica nos soalhos).

4. Cadeiras de napa

Para não confundir: a napa é uma pele sintética. Assim, pode passar um pano húmido com uma solução de água e detergente neutro sobre ela.

Se quiser renovar aquele brilho de pele natural, passe um pouco de creme gordo com um pano por cima dela de três em três meses.

5. Limpar cadeiras de plástico

Como estamos a falar de plástico, aqui já podemos usar lixívia para limpar cadeiras. Num balde com água junte uma lixívia a seu gosto. Mergulhe uma esponja nessa mistura e deixe-a sugar bem o líquido. Passe a esponja por toda a cadeira.

Pode optar por passar um pano húmido com água ou outro detergente perfumado para terminar o processo de limpeza com outro cheirinho. Depois é só deixar secar.

Sem tempo para limpar cadeiras com tudo o resto que tem para fazer? Organize um calendário de limpeza e saiba como gerir melhor a sua semana.

Se ainda assim prefere estar livre para fazer outras coisas, conte com os serviços de limpeza da Wegho, quer para limpar cadeiras, quer para manter toda a sua casa num brinco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *