Dica da Cleonice – Como disfarçar riscos em móveis de madeira?
Manutenção e Reparação

Dica da Cleonice – Como disfarçar riscos em móveis de madeira?

Nada escapa aos desenhos das crianças, à correria nem à constante utilização diária. Nem mesmo os móveis de madeira.

Encontrar um risco na madeira pode não ser agradável, mas existem soluções e quanto mais rápido agirmos, mais fácil será de resolver. 

Pedimos à Cleonice, uma das profissionais Wegho na área da limpeza, para partilhar três truques para remover os riscos em móveis de madeira. E tenha isto em atenção: são riscos que vamos remover e não grandes danos que possam já precisar da aplicação de materiais como o betume.

Todos os materiais indicados são materiais que temos em casa ou em qualquer supermercado, assim remover esses riscos nos móveis de madeira torna-se bem prático. 

Devolva a beleza dos seus móveis de madeira

Tratar riscos com uma noz 

  1. Passe uma noz (ou outro fruto seco como a amêndoa ou castanha do brasil) por cima do risco. Faça-o com firmeza. O movimento que faz com a noz deve seguir a direção do risco. Os óleos naturais do fruto seco vão “preencher” o risco.
  2. Com o risco tratado, passe um pano seco sobre toda a superfície para limpar pó ou algum resto da noz que tenha sobrado.
  3. Acabe por aplicar uma cera ou líquido próprios para móveis de madeira para um brilho e proteção finais. 

Remover riscos superficiais com óleo vegetal e vinagre 

  1. Num recipiente faça o seu próprio produto de tratamento, uma mistura de 3 colheres de óleo vegetal para 1 de vinagre branco. Deverá fazer uma quantidade maior, mas respeitando esta medida. Agite bem a mistura.
  2. Molhe um pano na mistura e deixe-o absorver o líquido.
  3. Passe bem o pano por cima dos riscos e deixe secar. Este tratamento é eficaz principalmente nos móveis de madeira que as crianças acabam por riscar ao desenhar ou estudar. 

Móveis de madeira com acabamento em branco 

  1. Utilize uma caneta corretora, daqueles que se usam na escola, para “pintar e preencher” o risco. Faça-o devagar e com calma, de forma a não colocar demasiada tinta. 
  2. Deixe secar bem.
  3. Passe um pano seco por cima de todo o móvel. 

Os últimos conselhos…

Se desejar utilizar um produto mais profissional para lidar com estes riscos, principalmente quando são mais antigos ou profundos, faça uma visita a uma loja de bricolage. Aqui pode encontrar ceras próprias para tratar dos móveis de madeira. Mesmo que só queira um bocadinho mais de brilho e proteção, utilizar estas ceras irá sem dúvida aumentar a longevidade da mobília. 

Para terminar, algo muito importante nas rotinas semanais de limpeza. Cada vez que limpa o pó dos móveis de madeira, aplique um óleo na sua superfície. Nos supermercados encontrará várias marcas deste tipo de produto. Escolha a opção mais adequada.

A eficácia na limpeza da Cleonice ao seu dispor com a Wegho

Os serviços de limpeza doméstica da Wegho contam apenas com os melhores profissionais, tal como a Cleonice.

Se tem pouco tempo para tratar da limpeza da casa ou prefere um cuidado mais profissional, peça já o seu orçamento. Os seus móveis de madeira, assim como qualquer divisão da casa, estarão sempre nas melhores mãos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: