Press "Enter" to skip to content

Limpeza pós-obras: o que devo ter em conta?

Wegho

O stress das obras e das remodelações pode ter terminado, mas agora vem o cenário que alguns consideram ser o mais assustador do processo: a limpeza pós-obras.

A limpeza pós-obras é muito mais do que uma simples limpeza doméstica. A sujidade e o pó resultantes destes projetos exigem muito cuidado e atenção na hora de limpar. Quando descurada, esta etapa que põe fim a qualquer obra ou restauração, pode trazer problemas mais tarde.

Siga os conselhos e dicas dos profissionais da Wegho para realizar a limpeza pós-obras da melhor forma possível!

Cuidados a ter em conta em limpezas pós-obras

Para evitar problemas, deve ter alguns cuidados mesmo antes de limpar os locais onde as obras ocorreram, nomeadamente:

  • Antes das obras terem início, cubra todos os móveis, retire todas as peças de decoração, cortinas, tapetes, quadros e outros elementos que estejam nas divisões que serão remodeladas. Assim, não corre o risco de as danificar ou sujar.
  • Não comece a limpeza sem antes que toda as obras estejam totalmente terminadas. Caso contrário, irá entrar num ciclo vicioso de suja-limpa e tornar a limpeza pós-obras num processo ainda mais desgastante.
  • Reúna todos os materiais necessários para fazer as limpezas pós-obras, incluindo material de proteção e tendo em conta as necessidades de cada espaço.

O que é necessário para a limpeza pós-obras?

Para se ver livre de toda a sujidade, incluindo pó, marcas de tinta e cola, comece por reunir os seguintes materiais:

  • Panos para o pó
  • Mopa (não utilize vassoura)
  • Balde com água e detergente
  • Aspirador
  • Espátula para remover a sujidade mais difícil
  • Escadas
  • Material de proteção (luvas, máscara, etc.)
  • Limpa-vidros
  • Detergente para madeiras, cozinha, wc e pisos cerâmicos

Para uma limpeza pós-obras mais amiga do ambiente, faça os seus próprios produtos de limpeza ecológicos e utilize apenas a quantidade de água necessária.

Limpeza pós-obras: passo a passo

Passo 1: Remova as proteções

Antes de começar as limpezas pós-obras, remova todos os plásticos, fita cola e tecidos que serviram de cobertura de móveis, peças de decoração, chão, rodapés, janelas, interruptores e tomadas.

Este primeiro passo deve ser feito com muito cuidado, para não levantar pó e dificultar ainda mais a limpeza dos espaços.

Passo 2: Limpe de dentro para fora, de cima para baixo

Comece as limpezas pela divisão mais funda da casa até à entrada. No caso de habitações com mais do que um piso, comece sempre pelos pisos superiores e só depois passe para o piso mais inferior da casa.

O mesmo acontece com os móveis e com cada divisão. Devem ser limpos de cima para baixo, do teto para as paredes e, no fim, o chão.

Passo 3: Aspire antes de aplicar água

Antes de limpar o chão com água e com o seu detergente preferido, deve primeiro passar a mopa, que não levanta pó, ao contrário da vassoura, e aspirar as divisões.

Se começar a limpeza logo com água e detergente, o pó pode transformar-se em argamassa e piorar todo o processo de limpeza pós-obras. Esta etapa deve ser uma das últimas coisas a fazer.

Passo 4: Limpe ao pormenor

Não é só o teto, as paredes e o chão que devem ser limpos. As janelas, portas e os pequenos detalhes das divisões, como as tomadas, interruptores, rodapé, etc., também merecem a sua atenção.

Passo 5: Finalize as limpezas pós-obras

Coloque as peças de decoração e os móveis guardados no devido lugar, assim como as cortinas, os tapetes, almofadas e outros elementos.

Verifique se não existem entupimentos, uma vez que alguns restos podem ter sido despejados pelos canos, como na sanita, por exemplo, após as limpezas pós-obras.

A Wegho trata das suas limpezas pós-obras!

Recorrer a uma empresa como a Wegho para tratar das limpezas pós-obras em sua casa, no seu escritório ou espaço comercial pode ser a melhor solução!

Terminou uma obra ou intervenção e tem a sua casa virada de pernas para o ar? Precisa de estrear o seu escritório novo, mas ainda tem pó de uma intervenção? A Wegho consegue ajudá-lo!

Deixe a limpeza final do seu projeto a nosso cargo, num serviço à sua medida. Deste modo, tem a garantia de que não fica qualquer vestígio de obras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *