Limpeza

Como eliminar ácaros de sua casa de vez

Ácaros. Só de ouvir esta palavra, já todos ficamos irrequietos. A verdade é que este é um dos grandes problemas que afeta a saúde de muitas pessoas, causadores de muitas alergias e fortes reações cutâneas perigosas ao nosso bem-estar. Por isso, é sempre essencial partilhar dicas de como eliminar ácaros, preservando a qualidade de vida de todos aí em casa.  

Mas… o que são ácaros?

Os ácaros, pertencentes à classe dos aracnídeos, são insetos microscópicos que vivem no pó das casas, alimentando-se das partículas de pele que, naturalmente, perdemos ao longo do dia. São divididos em mais de 1 milhão de espécies e, acredite, muitas destas nem foram descritas pela ciência!

E por falar em pele e em pó… sabe quais são os sítios favoritos dos ácaros em sua casa? Os tapetes, as almofadas, colchas, lençóis, sofás e colchões. Por isso, há que ter uma especial atenção aos cuidados de limpeza e higiene destas áreas de sua casa.

Como eliminar os ácaros. Tome nota!

Agora que já conhece melhor estes bichinhos microscópios que adoram viver em sua casa, está na hora de saber como evitar o seu desenvolvimento. Na verdade, bastam apenas alguns cuidados para que consiga dizer “adeus” a estes intrusos.

  • Limpe e aspire regularmente os tapetes

Se precisar de dicas para lavar carpetes, este artigo é para si.

  • Areje todas as divisões, pelo menos, durante 10 minutos por dia

A circulação e renovação do ar é fundamental para purificar o ambiente!

  • Troque a roupa de cama com frequência

Lave todos os lençóis e cobertores a 60º para eliminar quaisquer vestígios de ácaros. Depois, é importante que os seque totalmente antes de voltar a usar – ao sol ou numa máquina de secar.

  • Mude frequentemente os filtros do ar condicionado

Da mesma forma que é essencial arejar a casa com frequência, uma boa manutenção do ar condicionado é meio caminho andado para evitar a proliferação de fungos, bactérias e ácaros!

  • Limpe a sua casa todas as semanas

Este é um dos pontos fulcrais para eliminar ácaros facilmente. Caso não consiga manter esta constante desinfeção dos espaços, estamos cá para ajudar. Conte com a nossa equipa de limpeza profissional para uma casa sempre limpa!

  • Manter um ambiente doméstico “saudável”

O ideal será manter a sua casa com níveis de humidade relativa entre 50% a 60% e temperaturas de 18ºC a 20ºC. Os ácaros adoram temperatura elevadas!

  • Evite ter peluches em casa

Esta pode custar aos mais pequeninos, mas a verdade é que estes amiguinhos são uns dos maiores transportadores de ácaros. Da escola para a casa dos avós, para a casa de férias ou para o supermercado… andam por todo o lado! E o tecido é muito apetecível para estes intrusos. Que tal optar por peluches anti-ácaros? 😊


Como vê, são precisos poucos passos para conseguir eliminar ácaros da sua casa. Ainda que a tarefa não seja muito fácil, há pequenas mudanças que podemos tomar para evitar a sua proliferação. Começar por uma limpeza profunda e depois garantir uma limpeza de manutenção doméstica frequente é a melhor solução para se ver livre destes bichinhos. Vamos a isso?

%d bloggers like this: