Dicas da Wegho

Guia essencial para cuidar bem de um gato em apartamento

No dia 8 de agosto, celebramos o Dia Mundial do Gato. 🐱 Criado em 2002 pela International Fund for Animal Welfare, nesta data celebramos a vida dos nossos melhores amigos felinos. Por isso, e uma vez que todos queremos o melhor para os nossos amigos patudos, reunimos algumas dicas para garantir uma excelente qualidade de vida ao seu gato em apartamento.

Na verdade, gatos em apartamentos vivem bem e felizes, se tiverem os cuidados essenciais para o seu bem-estar. Da limpeza, ao espaço e à diversão, trazemos-lhe dicas que vão mudar a sua perspetiva sobre o assunto. Quem sabe se, no final deste artigo, não adota (mais) um gatinho aí para casa.

Como criar um gato em apartamento

Os gatos são animais carinhosos, curiosos, tranquilos e muito independentes. São a companhia ideal para pet lovers que vivam em casas pequenas. No entanto, necessitam de alguns cuidados básicos para garantir a sua qualidade de vida e segurança.

Coloque proteção nas janelas

Como animais curiosos, brincalhões e com instinto para a caça que são, é essencial proteger as janelas de todas as divisões da casa. Mantenha-as sempre fechadas e com proteções próprias para gato em apartamento, de forma a evitar acidentes e tentativas de fugas. Não é que queira fugir de si, apenas pode ceder a um impulso de brincadeira ou de caça e tentar sair de casa. E ninguém quer isso!  

Brinquedos, muitos brinquedos

É muito importante que o seu gato em apartamento brinque diariamente. Então, é hora de comprar brinquedos que estimulem o movimento, para que gastem muita energia. Das iscas coloridas, a caixas com furos e arranhadores, muitas são as opções que deve ter em casa para que estes bichinhos se divirtam.

Insista na limpeza diária

Como é de conhecimento geral, os gatos são extremamente limpos. Não só garantem a higiene do seu próprio corpo, como gostam de lugares livres de sujidade, sejam eles a sua caixa de areia ou o sofá da casa. Por isso, é importante ter a sua casa sempre limpa. Troque frequentemente a areia da WC do seu gatinho e remova nódoas e sujidade que ele possa ter criado, de forma a evitar os maus odores.

Castração é obrigatória

Este é um tema sensível, mas garantimos que a castração traz grandes benefícios para o seu amigo. De facto, esta decisão é importante para prevenir doenças, evitar fugas para a rua, marcação de territórios ou barulhos incómodos para os vizinhos. Esta cirurgia fará com que os bichinhos se tornem mais tranquilos, tenham os instintos controlados e, claro, que tenham uma vida mais longa, livre de angústias, doenças graves ou perigo de se perderem numa fuga de casa.   

Estas são 4 das dicas essenciais para cuidar bem de um gato em apartamento. Agora só tem de pôr em prática estas sugestões e juntar-se ao clube dos Melhores Donos do Mundo. 😊 E, como hoje é um dia especial para os nossos gatinhos, terminamos este artigo com curiosidades interessantíssimas:

Sabia que…? Curiosidades sobre gatos

  • Os gatos são o animal doméstico mais popular do mundo? Saiba mais aqui.
  • Estima-se que existam 500 milhões de gatos no mundo? E o seu é o melhor, claro. ❤️
  • Encontram-se referências histórica da ligação dos gatos ao ser humano com cerca de 9500 anos?
  • No antigo Egito, os gatos eram sagrados e venerados? Como claramente são hoje em dia, em sua casa. 😅

Já conhecia alguma destas curiosidades? Conte-nos tudo nos comentários deste artigo e também na publicação do Facebook Wegho.

%d bloggers like this: