Dicas da Wegho,  Dicas de Limpeza

Cuidados a ter com panos da cozinha (e que provavelmente desconhecia)

Os panos da loiça são um dos elementos essenciais em qualquer cozinha. Quer tenha aí em casa panos de algodão, de linho, turcos ou de sarja, a verdade é que não há um único dia em que não os utilize. Já tinha pensado nisto? 😊 Por isso, é essencial compreender os cuidados a ter com panos da cozinha para que tenham uma vida mais longa e, claro, que não se tornem numa verdadeira ameaça à sua saúde e da sua família.

Para além de terem inúmeras utilidades, como veremos de seguida, são produtos muito importantes para a decoração da cozinha. Admita: um pano com um padrão bonito dá logo um toque de modernidade ao ambiente desta divisão, verdade?

Descubra os cuidados a ter com panos de cozinha que, provavelmente, não conhecia.

#1 Um pano para cada função

Há pouco dissemos-lhe que os panos da cozinha têm muitas utilidades, e isso não podia ser mais verdade. No entanto, está na hora de parar de usar um só pano para tudo: secar a loiça, limpar as mãos e secar as superfícies.

É importante que cada pano da cozinha tenha a sua função, de acordo com as suas necessidades diárias. O ideal será ter três panos de cores ou padrões diferentes, atribuindo-lhes uma função específica. Assim, utiliza um pano apenas para secar a loiça, outro para uso nas bancadas e, finalmente, outro para ter contacto com a sua pele (nomeadamente, limpar as mãos ou usar como base para segurar em tachos e panelas).

#2 Troque regularmente os panos

Outro dos grandes cuidados a ter com panos da cozinha é a sua limpeza e higienização. Sabia que a cozinha é uma das divisões da casa que acumula mais bactérias e germes? A grande concentração destes micro-organismos neste lugar acontece pelos resíduos de alimentos, a sujidade e gordura acumuladas e a humidade que paira no ar e nas bancadas. Principalmente se cometer o erro que abordamos acima – utilizar um pano para todos os fins.

Idealmente, a troca dos panos da cozinha deve ser feita diariamente. Ou seja, no final do jantar, depois de todas as refeições estarem concluídas, deve pôr os panos em utilização para lavar e ir buscar novos para o dia seguinte. Desta forma, evita que estes fiquem constantemente húmidos, com mau odor, passando as bactérias acumuladas para outra loiça, talheres ou mãos.

#3 Como lavar devidamente os panos da loiça

Uma vez que é recomendável que faça uma troca diária dos panos da loiça, sabemos que, para si, pode não ser viável ligar uma máquina da roupa todos os dias, mesmo que no programa mais curto. E com toda a razão! Por isso, um dos cuidados a ter passa também por uma limpeza e higienização eficaz destes panos à mão.

Primeiro, encha uma bacia de água quente e mergulhe os panos da loiça. Depois, adicione um pouco de sabão em pó e 1 colher de vinagre branco à mistura e deixe atuar durante cinco minutos. Esfregue os panos e mergulhe-os novamente na solução. Por fim, passe os panos por água fria corrente para remover todo o excesso de sabão. É hora de deixá-los secar ao ar livre – na varanda ou jardim, de preferência ao sol. Caso não possua nenhuma destas áreas, pendure-os num estendal alto para que os panos sequem na perfeição antes de serem novamente utilizados.  

Provavelmente, não sabia que os pano da sua cozinha necessitavam de tantos cuidados. No entanto, agora que leu as nossas dicas e os motivos de estes requererem um carinho especial diário, certamente que agora compreende o que queremos dizer. 😊

Na Wegho, queremos garantir o seu bem-estar e de todos os que os rodeiam. E estes pequenos e simples passos são um bom empurrão para começar a ter mais cuidado com a sua saúde, verdade?! 💙

Se procura um serviço de limpeza doméstica, nós podemos ajudar! Preencha este formulário e agende o dia e hora que lhe for mais conveniente.

%d bloggers like this: