Press "Enter" to skip to content

Como remover manchas de mofo da roupa?

Wegho

A estação mudou e vai buscar aquela sweater quentinha ao fundo do armário. E quando repara, a roupa cheira ou tem manchas de mofo.

Encontrar mofo na roupa é desagradável, mas há maneiras práticas quer de o eliminar, mantendo a sua peça de roupa intacta, quer de evitar que ele volte a surgir.

De ingredientes naturais a lixívias e detergentes, não há roupa que não volte ao normal. Aprenda a eliminar o odor e as manchas de mofo com as nossas dicas.

A mancha de mofo é pequena?

Quando o mofo na roupa é recente e as manchas ainda são pequenas e fracas, tudo o que precisa é de limpar a mancha com um pouco de sabão, esfregar bem ou passar uma escova e estender a roupa ao sol.

O mofo é um fungo e detesta luz e ambientes secos. Deixe arejar bem e, quando estiver totalmente seca, pode voltar a usar ou guardar essa peça de roupa. 

As manchas são antigas ou difíceis de remover?

Aqui entra o bicarbonato de sódio. Numa bacia coloque uma colher de chá de bicarbonato de sódio para um litro de água quente.

Deposite a peça de roupa com mofo dentro da bacia e deixe-a de molho, pelo menos, 20 minutos.Este procedimento deve ser o suficiente para eliminar o fungo do mofo das roupas.

Depois basta voltar a fazer uma lavagem normal na máquina ou à mão, como preferir.

O mofo está em roupas escuras ou coloridas. O que usar?

O vinagre branco já é utilizado em muitos processos de limpeza e até para eliminar o mofo das roupas é útil.

Se a mancha de mofo for fraca ou recente, pode aplicar um pouco de vinagre diretamente nela ou num pano, e esfregar até sair. Depois proceda à lavagem normal.

Caso a mancha seja mais antiga, coloque a roupa numa bacia com água e vinagre e deixe-a de molho até 20 minutos. De seguida, enxague e lave-a normalmente.

Note que pode optar também por fazer uma mistura de vinagre e bicarbonato de sódio para tornar a solução de limpeza ainda mais potente.

A lixívia e os detergentes são adequados?

Sim, mas deve comprar as soluções indicadas para o tipo e cor do tecido. Numa ida a qualquer supermercado, opte pelos sprays tira nódoas que resultam muito bem na eliminação de manchas de mofo na roupa. Mais uma vez, escolha um spray adequado para a cor e tecido da roupa.

A aplicação destes sprays faz-se diretamente na mancha. Depois, esfregue com cuidado e deixe o tecido absorver o spray durante 5 minutos. De seguida, coloque as roupas na máquina juntamente com a lixívia e detergente indicados para a tipologia da roupa.

Evite novas manchas de mofo!

Verifique outros locais em casa onde o mofo possa estar escondido. Em alguns casos, este fungo pode até não estar visível, mas o cheiro sim.

A máquina de lavar roupa, o cesto da roupa suja, algumas paredes e os armários são locais onde ao longo do tempo pode surgir mofo. Faça a limpeza destes locais e deixe arejar bem. Este fungo gosta de crescer em locais húmidos e pouco ventilados.

A sua casa está a pedir por uma limpeza profunda?

O mofo surge em qualquer canto ou armário escondido, onde não haja ventilação e luz e onde predomine a humidade.

Para evitar alergias ao mofo ou deitar roupa fora, opte por fazer uma limpeza profunda à sua casa. Com a Wegho, contratar profissionais de limpeza é fácil, rápido e seguro. Basta pedir um orçamento sem qualquer compromisso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *