Press "Enter" to skip to content

Sondagem #4 – Varrer ou Aspirar?

Beatriz Azevedo

O que prefere? Varrer ou Aspirar?

Limpar o chão é um aspecto fundamental do processo de Limpeza de uma Casa. Por ser um local muito susceptível a acumulação de sujidade é fulcral a sua correcta limpeza, por razões não só  relacionadas com a higienização do espaço mas também e, mais importante, para evitar a propagação de doenças e para atenuar efeitos nefastos que a suijidade e poeiras podem ter em condições de saúde, como a asma ou alergias.

O primeiro passo para garantir a limpeza do piso é varrer ou aspirar. A decisão sobre a técnica a utilizar dependerá de um conjunto de factores, como por exemplo, os materiais que fazem parte da decoração do espaço, a presença de um amigo de quatro patas na sua residência ou até o seu próprio estado de espírito. Se o seu espaço tem muitos tapetes ou se tem um cão ou gato como companhia, provavelmente terá de optar pela aspiração pois tornará a limpeza de pelos muito mais eficaz. No entanto, se pretender limpar o chão em silêncio ou enquanto ouve música e pretender poupar na conta da electricidade, poderá optar por varrer, já que este se constitui como um processo mais silencioso e económico.

Esta é também uma questão bastante pessoal de preferências: há quem simplesmente não goste de aspirar, preferindo varrer e há quem opte pelo aspirador, vendo a vassoura como inimiga na altura de limpar o chão.

Por essa razão, decidimos questionar os seguidores da Wegho na página de Facebook e Instagram para percebermos qual das tarefas é a preferida na hora da Limpeza da Casa – Varrer ou Aspirar?

Obtivemos cerca de 300 votos:

  • Cerca de 71% das pessoas indicam preferir Aspirar;
  • Cerca de 29% das pessoas indicam preferir Varrer;

No entanto, varrer ou aspirar devem apenas constituir-se como o primeiro passo para a limpeza do chão. Numa segunda fase, deve passar a esfregona, pois só a água eliminará a restante poeira que pensa que não está lá, mas, efectivamente, está! Nesta etapa e, mais uma vez, deverá ter em atenção o uso de materiais e produtos adequados às características do piso. Por exemplo, num piso de madeira deverá fazer uso de uma esfregona pouco húmida, para evitar o aparecimento de manchas. Já num piso em cerâmica deverá usar uma esfregona bastante húmida mas não poderá usar produtos abrasivos pois estes poderão ser responsáveis pela perda de brilho do piso e até pelo aparecimento de fissuras.

Pode também recorrer à Wegho, que fará este trabalho por si.

Agende já o seu serviço de limpeza doméstica e garanta a limpeza profissional da sua casa e do seu piso:

Agendar Limpeza

Comments are closed.