Dicas da Wegho,  Orçamento Familiar

Como ter um Natal mais sustentável – Parte II

Recorda-se das primeiras dicas que lhe demos para que, este ano, possa viver um Natal mais sustentável? Aqui está a Wegho para lhe reavivar a memória: de presentes caseiros, a decoração natural e a um consumo mais responsável, muitos são os comportamentos que pode tomar para que esta quadra natalícia seja mais ecológica e amiga do ambiente.

Mas não é tudo! Como prometido, hoje acrescentamos novas ideias à lista. Afinal de contas, sabemos que quebrar velhos hábitos pode não ser fácil… mas estamos aqui para dar aquele empurrãozinho! 😊 Vamos a isso?

Utilizar luzes mais sustentáveis

Sabia que no Natal o consumo de energia aumenta? Claro, as luzinhas decorativas da árvore de Natal, do presépio ou da varanda fazem os seus consumos mensais disparar! Mas não se assuste: não lhe vamos pedir que retire esta decoração de sua casa. Apenas que opte por lâmpadas mais eficientes e com menos consumo energético – tais como os LED ou fibra ótica. Estas opções usam até -80% de energia… e o resultado é brilhante! (literalmente).

Invista em calendários do advento reutilizáveis

Nãoooo, também não lhe vamos pedir que deixe de comer o seu chocolatinho do Advento. A solução passa apenas por optar por utilizar calendários do advento reutilizável, que possa ser utilizado nos próximos anos. De compra ou feitos por si, há muitas soluções práticas: ou caixas de madeira com mini gavetas, um pano de algodão ou linho com bolsos ou até uma estrutura com rolos de papel higiénico. Ideias mais verdes, possíveis de rechear, que também lhe garantem um chocolate por dia, até ao 25 de dezembro. 😊

Deixe de lado os embrulhos

Este é um dos segredos que deve ter em conta para um Natal mais sustentável: acabar de vez com os embrulhos. Todos os anos, milhares de metros de papel de embrulho são comprados… para embalar um presente… e deitamos ao lixo no segundo seguinte. E este gastar de recursos de uma forma tão descartável não poderia ser pior. Já tinha pensado nisto?

O que sugerimos é que opte por sacos de papel – sem agrafar e sem identificação – para que possam ser reaproveitados para outra ocasião. Embrulhos em tecido são também muito bem-vindos! E, claro, muito mais divertidos e originais. 😉 Estas duas versões não necessitam de fita cola, nem de fita decorativa para selar os presentes. Apenas de tecidos para fazer um belo laço e de uma pequena dose de criatividade.


Em dois artigos, demos-lhe 6 dicas essenciais para viver um Natal mais sustentável. É hora de nos juntarmos e pormos a palavra “Sustentabilidade” no mood natalício que tanto adoramos. E, se o Natal é quando uma pessoa quiser, ser mais verde, consciente e amigo do planeta também.

Releia a primeira parte deste artigo aqui.

%d bloggers like this: