Press "Enter" to skip to content

Como fechar a casa de férias no fim do verão

Rita Dias Costa

Agosto já lá vai e agora é a vez de setembro passar também. As rotinas regressam à normalidade, as temperaturas descem e, com muita nostalgia, é hora de se preparar para fechar a casa de férias e de regressar à cidade.

Hoje, trazemos-lhe algumas dicas de como fechar a casa de férias no fim do verão para que resista ao desgaste do inverno e se mantenha bem conservada durante o ano que se segue. Por isso, arrume as lembranças veranis para um canto e… mãos à obra!

Fechar a casa de férias no fim do verão: a checklist essencial

Não se iluda: no final da temporada de verão, há muito para fazer na sua segunda casa. Quer lá tenha passado poucas semanas ou três meses, a verdade é que deixou um grande rasto de presença por toda a casa. Por isso, é importante certificar-se que cumpre todas as etapas desta nossa checklist. Vamos a isto?

·         Inspecionar a propriedade

De olhos atentos, dê uma volta por todas as divisões da casa e pelo jardim. Procure por coisas partidas ou objetos que julgara estarem perdidos. Depois, comece a organizar tudo o que encontrar e, quanto aos materiais estragados, pense se vale a pena arranjar agora ou se é possível esperar pelo próximo ano.

·         Esvaziar prateleiras e frigorífico

Imponha esta regra à sua família: quando se aproximar o fim das férias, não há mais compras de mercearias. Assim, é altura de consumir todos os ingredientes que ainda estão guardados na dispensa e acabar com os alimentos e refeições disponíveis no frigorífico. Claro que, se não for possível, então armazene tudo convenientemente em sacos térmicos e/ou sacos reutilizáveis e leve-os para a casa principal.  

·         Faça uma limpeza geral à casa

Quartos, casas de banho, jardins, dispensas, arrumos e cozinha. Fazer uma limpeza profunda à casa é fundamental para evitar a propagação de bactérias, desinfetar as áreas mais sujas e até de preservar a própria casa! Temos uma categoria no Blog da Wegho com muitas Dicas de Limpeza, muito úteis para este momento. No entanto, se preferir, pode sempre contratar um serviço de limpeza doméstico profissional. O resultado será perfeito e poderá preocupar-se com outras questões.

·         Afaste a mobília da parede

Pode parecer estranho, mas é um conselho muito útil para o combate à humidade. Naturalmente, os meses de inverno enchem a casa de humidade, especialmente as paredes e os tetos. Ao afastar o mobiliário destas estruturas, evita que a mesma entre em contacto com as peças e, a longo prazo, reduz também a possibilidade do seu desgaste.

·         Desligue a água e a eletricidade

Este, claro, é o último passo a tomar. E, na verdade, é o mais difícil: aquele gesto mesmo antes de dizer “Adeus, Casa”. Desligar a água e cortar a eletricidade da casa de verão é triste, nós sabemos, mas é essencial para preservar os equipamentos e reduzir os consumos ao máximo.

Sabemos que não é fácil fechar a casa de férias no fim do verão, mas acreditamos também que o sol e o bom tempo ainda vieram para ficar. Por isso, veja o fim desta temporada do lado positivo: vai fechar a segunda casa, mas vai regressar para junto dos seus amigos, família e colegas! E oportunidades de convívio não faltarão.

Comments are closed.