Press "Enter" to skip to content

Sondagem #5 – Fazer a cama antes de sair ou Deixar a cama aberta para arejar?

Beatriz Azevedo

Qual a sua opção todas as manhãs? Fazer a Cama antes de sair ou Deixar a Cama Aberta para arejar?

De manhã começa o dia. Este é também o momento em que toma as primeiras decisões: Primeiro prepara e come o pequeno-almoço ou toma banho? Opta por comer iogurte com granola ou por torradas com manteiga? Veste-se de forma mais formal ou informal?

Cada uma destas decisões vão definindo uma rotina que acaba por fazer com que tudo se processe, a cada dia, de forma mais automatizada. Por isso, decidimos questionar os seguidores da Wegho  na página de Facebook e Instagram para perceber qual a sua rotina matinal: fazer a cama antes de sair de casa ou deixar a cama aberta para arejar?

Obtivemos cerca de 400 votos:

  • Cerca de 32% das pessoas indicam Fazer a Cama Antes de sair;
  • Cerca de 68% das pessoas indicam Deixar a Cama Aberta para arejar;

Constatamos ainda que há várias razões que levam as pessoas a deixarem a cama por fazer:

  1. A primeira razão que leva as pessoas a deixaram a cama aberta todas as manhãs é a pressa. Com toda a azáfama para sair de casa e ir trabalhar há detalhes que são, inevitavelmente, deixados para trás, sendo a arrumação da casa, o mais frequente;
  2. A segunda razão prende-se com o arejamento e higienização do colchão e lençóis. Quente e com pouca ventilação, a cama é um local muito propício à multiplicação e sobrevivência prolongada de ácaros. Estes seres podem contribuir para piorar condições de saúde como alergias, dermatites ou asma. Deixar a cama aberta e exposta à luz solar é a solução ideal para os exterminar;
  3. A terceira razão é normalmente expressa em forma de questão: “Porque razão hei-de fazer a cama, se me vou deitar nela outra vez daqui a umas horas?”, indicando que, para muitos, esta é uma tarefa irrelevante e sem razão de ser;

Contudo, há também quem refute estas teorias e quem seja incapaz de sair de casa sem garantir que a cama se encontra arrumada:

I. Algumas teorias psicológicas defendem que fazer a cama pode ser visto como o primeiro objectivo do dia, fazendo com que o sentimento de dever cumprido o invada logo de manhã. Como consequência, terá um nível de produtividade superior ao longo de todo o dia. A pressa é, muitas vezes, inimiga da perfeição. Poderá ser todo o seu dia melhor e mais produtivo se acordar mais cedo e tiver tempo para deixar a cama feita?

II. Há também quem opte por uma estratégia diferente: levanta-se, abre todas as janelas e deixa a cama arejar enquanto faz todas as tarefas matutinas. Contudo, antes de sair de casa, faz sempre a cama. Mas será este tempo suficiente para eliminar todos os ácaros da sua cama?

III. Há ainda quem se relembre de ensinamentos passados pelos seus familiares e que afirme “Sabes sempre como sais de casa, mas não sabes como entras”, tentando deixar sempre tudo organizado antes de sair de casa.

Contudo, tem também uma terceira opção: saia de casa e deixe a cama a arejar. Chame a Wegho. Quando chegar, garantimos que tem a cama feita na perfeição e toda a sua casa limpa e arrumada.

Agende já o seu serviço de limpeza doméstica:

Agendar Limpeza

Comments are closed.