Press "Enter" to skip to content

Dicas para regressar ao trabalho com motivação

Rita Dias Costa

“O que é bom acaba depressa”, não é o que costumam dizer? Na Wegho vamos ainda mais longe. Por isso, somos capazes de relativizar e sabemos que há tempo para tudo na vida: tanto para umas férias memoráveis como para regressar ao trabalho com motivação.

Pois é, chegamos ao mês de Setembro. A época de voltar ao trabalho, voltar à escola e voltar à rotina. Muitos portugueses terminaram recentemente as suas férias de verão e sabemos que, às vezes, é necessária uma motivação extra para um regresso cheio de energia. Leia as nossas Dicas e vença a depressão pós-férias!

Como regressar ao trabalho com motivação extra

Calma, é mais simples do que parece! Hoje damos-lhe três dicas essenciais para vencer a fadiga, as horas de sono trocadas, a ansiedade e a depressão pós-férias. O principal é dar o ciclo das férias como terminado, preparar-se mentalmente para o regresso à rotina e envolver-se de positividade.

1. Planeie e organize o seu dia de trabalho

Esta é uma das melhores dicas que lhe podemos dar: organize-se. Planeie as tarefas para o dia, por ordem de importância, urgência e prazos de conclusão. Para tal, basta abrir um documento no Word, criar uma lista to-do no computador ou até mesmo pegar na caneta e apontar cada tarefa ordenada num caderno. Depois, terá consciência do plano geral e verá que tudo é mais simples do que parece. Quando der por ela, todas as missões para o dia já estarão concluídas.

2. Retome os seus hobbies e atividades de tempos livres

Regressar ao trabalho não significa apenas retomar a rotina de escritório. Veja as coisas pela positiva! Retomar à vida laboral significa também voltar a praticar atividades de tempos livres que adora e lhe dão prazer, como ir ao ginásio, correr ao fim do dia, pintar ou até seguir com as aulas de música. Desfrute dos seus hobbies aproveite para acabar com o stress, exercitar o cérebro e investir na sua felicidade.

3. Aproveitar as pausas para socializar

Lembre-se dos seus colegas de trabalho favoritos. Os que o ajudam nos tempos mais difíceis, os que o fazem rir quando o stress aperta e os que nunca se esquecem de lhe comprar um miminho para o lanche. Certamente que se lembrou de alguém, enquanto lia estas palavras. O fim das férias é sinónimo de muitas histórias para contar, de outras tantas para ouvir e, acima de tudo, para socializar com os seus colegas (quem sabe, até amigos!). Pense que quem gosta de si está desejoso de o ver de volta. E isto já basta para lhe pôr um sorriso na cara, certo? 😄💙

4. Relativizar e abandonar a nostalgia

Calma, as férias acabaram, mas os fins de semana e as folgas não! Agora, é tempo de guardar as suas memórias numa caixinha e pensar positivamente para a nova vida que aí vem. Já sabe que as recordações ninguém lhas rouba e que, em cada tempo livre, pode sempre combinar dias fora, tardes na esplanada ou noites de cinema com quem mais gosta. Não seja saudosista, nem nostálgico. A alegria de viver está em quem sente gratidão por cada momento – em períodos de férias ou em dias de trabalho.

E então, já se sente mais preparado para voltar à carga laboral? Acredite: o regresso ao trabalho não tem de ser um bicho de sete cabeças. Pense positivo, respeite o seu tempo e esforce-se para vencer os obstáculos do quotidiano. Lembre-se que o nosso trabalho é a nossa segunda casa e que, por isso, temos de lutar pela nossa felicidade dia após dia.

Queixo erguido, e boa sorte! ☘️🤞

Pages: 1 2

Comments are closed.