Limpar a casa promove a sua saúde mental: 5 razões
Há benefícios em limpar a casa para saúde mental? Sim, e são mais do que imagina!
Todos nós sabemos que a limpeza da casa tem uma relação direta com a saúde e bem estar de quem nela habita. Afinal, um lar corretamente higienizado é sinónimo de um ambiente sem bactérias, ácaros e outros organismos. Contudo, poucos sabem que uma casa limpa e bem organizada acaba por ter benefícios positivos para a saúde mental.
Neste artigo vamos mostrar-lhe 5 dos muitos exemplos que comprovam esta teoria.
1- Aumenta a concentração e produtividade
Manter a casa arrumada tem uma grande influência no bem estar emocional de uma pessoa. Quantas vezes já olhou ao seu redor e ficou stressado com a quantidade de coisas que tem para arrumar ou para limpar? A verdade é que ao manter a sua casa em ordem, permite que o seu “cérebro” também fique arrumado e “clean” e disponível para fazer outras tarefas.
Por exemplo, grande parte dos trabalhadores em home office: muitos dizem que têm grandes dificuldades em concentrar-se quando têm desarrumação por perto. Muitos acabam mesmo por parar as suas tarefas do trabalho para irem limpar ou arrumar a casa.
2- Melhora o Humor
A limpeza da casa exige bastante movimento, tarefas como limpar o pó, aspirar a casa ou limpar azulejos, pode ser muitas vezes equiparado a 1 hora de atividade física. Assim, ao fazer estes movimentos durante algum tempo acaba por libertar endorfinas (também conhecidas como “hormonas da felicidade”) muitas vezes associadas ao sentimento de prazer e satisfação, como o de ter a casa limpa.
Por outro lado, ao manter uma casa suja e desarrumada causará maior insatisfação a quem lá vive, podendo até mesmo causar frustração quando está à procura de algum utensílio em específico, por exemplo.
3- Melhora a qualidade do sono
É verdade! Um quarto desarrumado e sujo pode ter influência na qualidade do sono.
Um bom ambiente ao deitar-se é fundamental para o ânimo e disposição para enfrentar as atividades do dia seguinte, como cuidar dos filhos, trabalhar ou até mesmo para arrumar a casa.
É muito importante que os objetos estejam bem organizados, principalmente junto da cama. Outro fator a ter em conta para a qualidade do sono é a roupa de cama estar lavada e cheirosa. Para além de contribuir para a acumulação de bactérias e germes, promove uma enorme sensação de bem-estar. Afinal, quem não gosta de se deitar nos lençóis acabados de lavar?
Ainda não está convencido da importância de ter a casa limpa? Neste artigo explicamos-lhe a importância de fazer uma limpeza profunda em sua casa.
4- Otimiza espaço na casa
Provavelmente já entrou em casas com pouco espaço para circular. Casas com muitos móveis, objetos acumulados e decoração que já passou da moda.
Quanto mais móveis e objetos acumulados tiver em casa, maior é a probabilidade de acumular pó e bactérias. Se tem objetos que já não usa ou que já não gosta, livre-se deles!
Assim, ficará com menos pó para limpar e ganhará mais espaço dentro de casa.
5- Proporciona equilíbrio emocional
A nossa casa é o nosso templo e como tal, o ambiente em que vivemos diz muito sobre nós mesmos. Por isso, manter a casa limpa e arrumada traz grandes benefícios, como vimos até agora, benefícios não só na saúde física como na saúde mental.
É fundamental que a sua casa transmita boas energias para o seu bem-estar.
Para este efeito, muitas pessoas adotam a decoração Feng Shui. Este tipo de decoração é utilizada para harmonizar as forças dos indivíduos com o ambiente à sua volta. De forma mais simples, é a arte de “manipular” as energias de um lugar, de forma a tornar-se mais agradável, organizado e confortável para as pessoas que o habitam.
Ficou curioso? Saiba mais neste artigo
Agora que conhece os benefícios em limpar a casa na saúde mental é hora de colocar as mãos à obra!
No entanto, sabemos que nem todos têm disponibilidade ou paciência para fazer estas tarefas essenciais para o dia-a-dia. Por isso, a Wegho conta com um leque de especialistas em limpeza domésticas que o ajudarão a manter a sua casa limpa, arrumada e cheirosa.