3 dicas para um Carnaval sustentável e que os miúdos vão adorar!
Carnaval é sinónimo de alegria, música, cor e muita animação! De miúdos a graúdos, é impossível não gostar desta data tão especial. As ruas enchem-se de desfiles, de buzinas e danças e a festa sente-se em todas as pessoas. Infelizmente, há tradições pouco conscientes nesta celebração, que levam a um gasto injustificável de recursos e resíduos. Mas, se está a ler este artigo, as notícias são boas. Partilhamos consigo ideias incríveis para um Carnaval sustentável que tanto tem de mágico como de divertido.
Está na altura de dar um twist ao Carnaval tal como o conhecemos. É tempo de acabar com o desperdício e consumo excessivo desta festa. Junte-se à Wegho e, acredite, juntos podemos ser o primeiro passo para a mudança.
Como contribuir para um Carnaval sustentável
Pode parecer difícil, mas garantimos que temos muitos truques na manga para este objetivo. E o que se ganha em poupança (da carteira e do ambiente), ganha-se também em atividades divertidas em família.
Confettis biodegradáveis
Chega de compras. Porque não fazer os seus próprios confettis em casa? Para esta ideia, basta apanhar folhas caídas, de diferentes formas e cores. Castanhas, vermelhas, amarelas… deixe que os miúdos escolham as suas favoritas. Agora, chega a parte divertida! Com ajuda de um furador, façam pequenos furos nas folhas secas, aproveitando todos os espaços.
E pronto, acaba de ter os seus próprios confettis naturais, orgânicos e biodegradáveis.
Opte por disfarces caseiros
Este é um dos must-have no Carnaval: um disfarce divertido e que roube muitos risos. Mas sabia que é possível fazer o seu próprio disfarce em casa? Basta a dose certa de criatividade, uma pitada de boa vontade e a ajuda de todos. Em pouco tempo, consegue criar a sua própria personagem, garantindo uma festa de Carnaval sustentável.
Caso não tenha jeito para trabalhos manuais, que tal alugar um disfarce ou pedir emprestado a algum familiar ou amigo?
Leve uma mochila para o desfile
Carnaval não é Carnaval sem um desfile. Aqui, a nossa dica é que leve consigo uma mochila às costas, de forma guardar os guardanapos, garrafas e outros resíduos que, de outra maneira, ficariam perdidos nas ruas. Se cada um fizer a sua parte, a festa termina tão limpa quanto começou! E isso é um verdadeiro presente para o nosso planeta, certo?
São apenas 3 ideias, mas altamente eficazes para contribuir para um Carnaval mais ecológico. Com pouco esforço, consegue alterar comportamentos tradicionais, mas que têm um impacto muito negativo para o meio ambiente.
Se a vida são 2 dias e o Carnaval são 3, porque não vivê-los de forma consciente e sustentável?
A todos, um Feliz Carnaval!